22 June 2022 -
O Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado recebe, nesta quinta-feira (23), às 20h, o show de lançamento do álbum “Xirê - Herança Ancestral”, de Acauã Rane. O álbum une ritmos clássicos, como o Jazz e o Blues, aos aspectos presentes na construção musical das religiões de matrizes africanas. Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos pelo site Disk Ingressos ou na bilheteria do teatro, a partir de duas horas de antecedência. A atividade segue os protocolos sanitários de controle da Covid-19. A programação completa dos teatros municipais pode ser acessada no Portal Belo Horizonte. O Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado fica na Rua Leonil Prata, s/n, bairro Alípio de Melo.
“Xirê - Herança Ancestral” é o primeiro álbum de Acauã Rane, que pretende apresentar ao público uma alternativa para registrar e preservar a memória dos cânticos sagrados do candomblé através de ritmos clássicos como o Jazz e o Blues. As sete faixas musicais presentes no álbum fazem referência ao Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano e homenageiam os orixás Exu, Ogum, Oxóssi, Obaluaê, Oxum, Iemanjá e Oxalá.
Multi-instrumentista, Acauã atua como sideman desde os nove anos de idade. Ao longo de sua trajetória como musicista, trabalhou com artistas como Nath Rodrigues, Sérgio Pererê e Flávio Renegado. Além dos trabalhos autorais e parcerias, Acauã dirige e produz outros artistas. Sobre o que o público pode esperar do show de lançamento de seu primeiro álbum, ele reforça que o espetáculo irá proporcionar uma sonoridade que os levará de encontro à energia ancestral.