Pular para o conteúdo principal

Teatro Raul Belém Machado recebe espetáculo do Palhaço Ritalino
Lafaiete do Vale/PBH

Teatro Raul Belém Machado recebe espetáculo do Palhaço Ritalino

criado em - atualizado em

Com sua concertina musical na mão - instrumento da família do acordeão - o Palhaço Ritalino apresentará um concerto envolvente para o público do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado. Será o espetáculo “In Concertina - Palhaço Ritalino”, com classificação livre, direção de Ricardo Puccetti e atuação de Tiago Marques. A peça acompanha o palhaço se preparando para uma importante apresentação, mas como nada sai como o esperado, ele inicia uma saga para vencer todos os obstáculos.

 

Esse encontro com a arte da palhaçaria acontece nos dias 23 de setembro, sábado, às 19h, e 24 de setembro, domingo, às 10h. O evento é gratuito e os ingressos podem ser retirados no site www.sympla.com.br ou na bilheteria do teatro a partir de duas horas antes da apresentação. A programação completa dos teatros municipais pode ser acessada no Portal Belo Horizonte.

 

Com direção de Ricardo Puccetti, a história mostra o palhaço Ritalino vivendo uma batalha que envolve partituras e bombas, melodia e marreta, o trágico e o cômico. Mesmo com a aparente falta de sorte, o palhaço realiza um concerto emocionante, levando a plateia do riso ao devaneio. “In Concertina” trata daquilo que é extremamente delicado, mas que traz uma força extraordinária. Fala como tudo no mundo e na vida finda, talvez mais cedo do que gostaríamos de imaginar. O espetáculo chega agora em Minas Gerais e passa pelas cidades de Belo Horizonte, Ipatinga, Pará de Minas, Ouro Preto, Sabará e Governador Valadares.

 

Tiago Marques é quem dá vida ao palhaço Ritalino, e começou o processo de criação desse espetáculo durante uma orientação informal da respeitada palhaça suíça Gardi Hutter em Florianópolis (2014). No ano seguinte, aprofundou sua pesquisa a partir de sua relação com uma concertina musical. Assim, sob o viés cômico, nasceu o novo processo criativo do ator: “In Concertina”. Marques se mostra experimentado ator, com muita consciência de sua composição, e Ritalino transita pelos tipos de palhaço - augusto, branco e bufão - com muito critério para manter o foco em si e tensionar, na medida certa, o fio que garante a relação com a plateia. Em outubro de 2015, Ricardo Puccetti, do Lume Teatro, entrou no processo para uma assessoria artística. A identificação com o projeto foi crescente e Puccetti assumiu a direção do espetáculo.