Pular para o conteúdo principal

Fachada do Teatro Marília
Foto: Ricardo Laf

Teatro Marília terá exposição, dança contemporânea e Hip Hop em novembro

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura apresentam em novembro, no Teatro Marília, programação diversificada. Entre as atrações, estão o “Circuito Hip Hop”, evento que integra a programação do Circuito Municipal de Cultura, projeto promovido em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC). O público também poderá conferir presencialmente a exposição “Teatro em Construção: O Marília nos seus primeiros 20 anos”, que conta a história deste tradicional palco de Belo Horizonte. 

A grade completa pode ser consultada no Portal Belo Horizonte – portalbelohorizonte.com.br. Os ingressos para os espetáculos têm preços variados, entre inteira e meia-entrada, havendo também atrações gratuitas. As entradas podem ser adquiridas antecipadamente no site diskingressos.com.br ou nas bilheterias do teatro, a partir de duas horas antes das apresentações. 

De 10 a 14 de novembro, o Teatro Marília abre suas portas para o Circuito Hip Hop. O evento foi criado para dar visibilidade, valorizar a arte e os artistas dos diversos territórios de BH, promovendo oportunidades e intercâmbios. A programação no Marília inclui shows, apresentações de dança e a já conhecida batalha de MCs. A entrada para o Circuito Hip Hop é gratuita, com retirada de ingressos no site diskingressos.com.br. 

O Circuito Municipal de Cultura também traz de volta ao foyer do Teatro Marília a exposição “Teatro em Construção: O Marília nos seus primeiros 20 anos”. Montada pela primeira vez em 2018, com curadoria de Murilo Pagani e Marília Salgado, a exposição é baseada em três aspectos fundamentais da construção do teatro: o aspecto físico, que destaca a construção do primeiro espaço destinado às artes cênicas da capital; o aspecto artístico, que ressalta os grupos e artistas mineiros que se dedicaram a estudar, pesquisar e levar espetáculos de alta qualidade ao palco do Marília; e, ainda, o aspecto político, que traz a importância do teatro para a construção de uma resistência ao regime militar. 

A exposição em sua versão física é de longa duração e ficará aberta à visitação pelos próximos meses, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, com entrada gratuita. Também é possível realizar uma visita virtual da mostra, por meio do Portal Belo Horizonte - portalbelohorizonte.com.br. 

No dia 16, às 19h, o Circuito Municipal de Cultura apresenta o Especial Danças Urbanas na programação do Terça da Dança. O evento marca o retorno do projeto de forma presencial ao Teatro Marília. Esta edição terá a apresentação do ganhador(a) da batalha de dança, seguida de debate com as artistas Guidá, Scheylla Bacellar, Jéssica de Paula e Vic Alves. Juntas, elas discutem sobre a cena  em Belo Horizonte. A entrada é gratuita com retirada de ingressos no site diskingressos.com.br. 

No dia 27, às 19h, o Marília recebe “Órbita”, uma apresentação artística resultante de um processo criativo de dança e performance idealizada pelo grupo CorPoL!tico em parceria com o artista da dança e propositor Dadyer Aguiler. Ao longo do processo, que teve início em julho de 2020, por meio de encontros via chamada de vídeo, os artistas foram instigados a escrever toda a sua trajetória de vida, desde a primeira lembrança até os dias atuais, dividindo os acontecimentos entre luz e sombra. O resultado poderá ser visto na apresentação. Os ingressos custam R$10 (inteira) e R$5 (meia) e podem ser adquiridos no site diskingressos.com.br ou nas bilheterias dos teatro, a partir de duas horas de antecedência para o horário do espetáculo. 

Fechando o mês, o Teatro Marília recebe no dia 30, às 19h30, uma mostra de dança e circo com alunos do projeto independente “Escola de Artes”, do Aglomerado da Serra. A intenção do projeto é dar visibilidade aos artistas moradores da comunidade, proporcionando vivências que reforcem a cidadania e os direitos de todos. A mostra tem entrada gratuita, com retirada de ingressos no site diskingressos.com.br. 

Protocolos sanitários 

O Teatro Marília funciona atendendo todos os protocolos de prevenção ao contágio pela Covid-19 determinados pela Prefeitura, incluindo a bilheteria eletrônica, implementada após a reabertura dos teatros, e o uso de máscaras em todas as dependências, entre outras medidas de prevenção. Ao final da apresentação, a saída do público é escalonada, visando evitar aglomerações. Neste momento, também não será permitido o contato físico dos artistas com a plateia. Neste mês, seguindo a portaria 593/2021 da Secretaria Municipal de Saúde, o Teatro Marília voltará a disponibilizar sua capacidade total de assentos: 256.