Pular para o conteúdo principal

Dançarinos
Foto: Daniel Calvet

Teatro Marília recebe espetáculo “Um mero deleite” e oficina de dança

criado em - atualizado em

O Teatro Marília e o Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte - CRDançaBH recebem, na terça-feira (4), às 19h, no projeto Terça da Dança, o espetáculo “Um mero deleite”, do grupo Nalini Cia de Dança (GO), com direção e coreografia de Valeska Vaishnavi. A apresentação levanta questionamentos sobre o conceito de amor romântico, a partir do Mito do Andrógino, do filósofo grego Platão. Na quarta-feira (5), de 9h às 12h, o grupo ministra a oficina de contato e improvisação “Dança e Movimento para Todos”, com o intuito de desenvolver nos alunos a ampliação da autonomia do corpo em movimento.

 

O espetáculo tem como base o Mito do Andrógino, que conta a saga de seres completos e quase perfeitos, que foram partidos ao meio pelos deuses e se sentem mutilados e vagam em busca da sua outra metade. “Um mero deleite” reflete sobre essa ideia que Platão buscou retratar com o conto e que é tão comum no imaginário popular: a completude do eu a partir do outro. Afinal, é amando e sendo amado por outra pessoa que chegaremos à plenitude de nós mesmos? Esse é o questionamento central levantado pelo espetáculo, que busca construir um novo conceito de plenitude.

 

“Um mero deleite”, do grupo Nalini Cia de Dança, integra o Projeto Terça da Dança. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura voltada para artistas independentes e grupos profissionais. O projeto mantém programação contínua, composta por apresentações artísticas e ações formativas e reflexivas, sempre às terças-feiras, no Teatro Marília.

 

Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos no site ou na bilheteria do teatro com duas horas de antecedência. Já os interessados em participar da oficina devem enviar e-mail para naliniciadanca@gmail.com solicitando a inscrição. As vagas são limitadas. A programação completa dos teatros municipais pode ser acessada no Portal Belo Horizonte.

 

Oficina de contato e improvisação “Dança e Movimento para Todos”

A Oficina tem duração de 2 horas e busca desenvolver nos alunos uma percepção mais profunda do próprio corpo em movimento solo e, principalmente, em contato com o outro. Para alcançar esse objetivo, os bailarinos utilizam a percepção do toque, do olhar e da audição como ferramentas de autoconhecimento e sensibilidade corporal. A técnica é aplicada em dupla e explora o peso, contrapeso, condução e estímulos corporais e sonoros como elementos fundamentais para produzir o movimento, além de trabalhar a relação com o outro de forma improvisada, mas consciente. A iniciativa faz parte dos Ciclos de oficinas do CRDançaBH, programação que oferece atividades formativas de dança para a classe artística. As oficinas são gratuitas e acontecem mensalmente no CRDançaBH.

 

Serviço

Espetáculo “Um mero deleite", do grupo Nalini Cia de Dança.

Teatro Marília (Avenida Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia)
Dia 4 de outubro, terça às 19h.

Classificação: 14 anos | Ingressos gratuitos no site ou na bilheteria do teatro a partir de 2 horas de antecedência

 

Oficina de dança “Dança e Movimento para Todos”

Teatro Marília (Avenida Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia)
Dia 5 de outubro, quarta, de 9h às 12h.

Classificação: 14 anos | Inscrições no e-mail naliniciadanca@gmail.com | Vagas limitadas