Pular para o conteúdo principal

Teatro Marília recebe espetáculo gratuito de circo e dança
Foto: Letícia Batista

Teatro Marília recebe espetáculo gratuito de circo e dança

criado em - atualizado em

O Teatro Marília recebe nesta sexta-feira (28), às 20h, o espetáculo “Deixa - Mostra Periférica de Circo e Dança”, construção coletiva da CriaTrupe. A apresentação foi selecionada pelo Edital Zona Cultural Praça da Estação 2022. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site www.sympla.com.br ou na bilheteria do teatro a partir de duas horas antes do espetáculo. A programação completa dos teatros públicos municipais pode ser acessada no Portal Belo Horizonte.

 

“Acima de qualquer luta ou deleite, afirmar o ser.” É sob esse pensamento que os alunos do projeto independente CriaTrupe desafogam seus desejos em cena, trazendo circo e dança atrelados às suas trajetórias enquanto seres pertencentes de minorias sociais. Moradores do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, os artistas apresentam no palco, além de seus corpos, um acúmulo de descrédito imposto a pessoas periféricas dentro de si.

 

A CriaTrupe começou a história em 2018, e, desde o início, busca afirmar moradores da comunidade através das artes do circo e da dança. Tendo em vista que espaços como teatros são minoritariamente acessados pelo público periférico, a motivação principal em circular a mostra nos espaços artísticos da cidade é afirmar o direito de ocupar qualquer local de desejo. Seja como público ou como artistas, eles desejam proporcionar vivências que reforcem a cidadania e os direitos que ela envolve.

 

O Edital ZCPE é uma das ações do Projeto Zona Cultural Praça da Estação (ZCPE), iniciativa conjunta da Prefeitura de Belo Horizonte e da sociedade civil, que reconhece e oficializa a ZCPE como território de interesse cultural, por meio do Decreto Municipal nº 15.587 de 2014, no intuito de potencializar o conjunto de equipamentos culturais e  atividades artísticas da Zona Cultural Praça da Estação, buscando consolidar e fortalecer o território como espaço central, de convergência física e simbólica de toda a cidade.

 

Além de ser um lugar de referência para encontros, realização de práticas culturais, esportivas e artísticas, de caráter urbano e tradicional, a ZCPE conta com diversos equipamentos e espaços dedicados à promoção da arte, cultura e educação na cidade, tais como o Teatro Marília, equipamento cultural tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município; e o Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte - CRDançaBH, espaço de apoio, acolhimento e convívio da comunidade da dança na capital mineira.

 

Serviço

“DEIXA - Mostra Periférica de Circo e Dança”

Duração: 50 minutos | Classificação indicativa: 12 anos

Menores de 12 anos devem entrar acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais.

Data: 28 de julho de 2023, sexta-feira, às 20h

Ingressos: Gratuitos, no site www.sympla.com.br ou na bilheteria do teatro 2h antes das apresentações

Local: Teatro Marília - Avenida Professor Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia