Pular para o conteúdo principal

Teatro Marília recebe atividades do Simpósio Internacional de Dança – SID 2023
Foto: Ricardo Laf

Teatro Marília recebe atividades do Simpósio Internacional de Dança – SID 2023

criado em - atualizado em

O Teatro Marília recebe neste sábado (10), das 9h às 17h30, parte da programação do  Simpósio Internacional de Dança - SID 2023. Serão duas aulas teóricas destacando fatos e artistas da dança, além de um curso de iluminação cênica para dança. As inscrições para as atividades são gratuitas e podem ser feitas no site do evento – www.sid.art.br. A programação completa dos teatros públicos municipais está disponível no Portal Belo Horizonte.  

 

As aulas serão coordenadas por Arnaldo Alvarenga, bailarino formado em dança pelo Trans-Forma Centro de Dança Contemporânea de Belo Horizonte e em Leitura Corporal (Fisiognomonia) pelo Núcleo de Terapia Corporal de Belo Horizonte (BR). Tendo como referência o período entre os anos 1970 e os dias atuais, são propostos dois encontros de natureza teórica, presenciais, destacando alguns fatos e artistas marcantes da dança nacional e internacional, latino-americanos, e suas conexões com o Brasil – Minas Gerais  em especial, cujos trabalhos, em nossas terras, contribuíram para a transformação e desenvolvimento da dança teatral no País.

 

Outra atração do SID 2023 no Teatro Marília será o curso básico de iluminação cênica com o foco na iluminação para a dança, ministrado pelo iluminador e engenheiro eletricista Leonardo Pavanello. Leonardo atua há 42 anos como light designer e técnico de iluminação e som para as artes cênicas em Belo Horizonte/MG, iluminação de teatro, shows e dança. Morou na Itália de 1988 a 2006, onde trabalhou com cias de dança contemporâneas italianas. Em Belo Horizonte, trabalhou principalmente com Dudude Herrmann, Quik, Tuca Pinheiro, Rui Moreira e Cia de Dança do Palácio das Artes. Coordenou e foi light designer de exposições no Palácio das Artes e Casa Fiat de Cultura. Atualmente, além de continuar como light designer, faz projetos de acústica, sonorização, iluminação cênica e arquitetônica, vídeo e cenotécnica para teatros, auditórios e centros culturais.

 

Sobre o Simpósio

 

O V Simpósio Internacional de Dança - SID acontece de 2 a 11 de junho, em vários espaços de Belo Horizonte. Durante dez dias, profissionais da dança, bailarinos em formação e grandes mestres estarão reunidos para pensar, aprender, trocar experiências e dançar. Idealizado por Elaine Reis, gestora cultural e artista da dança, com mais de 30  anos de atuação no mercado, o SID tem a proposta de promover encontros  produtivos e promissores, entre pessoas que estão envolvidas com a dança  num contexto geral, como professores, críticos, diretores de escolas,  empresários da dança e toda a cadeia produtiva que atua neste segmento, como iluminadores, cenógrafos, figurinistas, maquiadores, gestores, produtores  e fornecedores. A programação completa do SID 2023 pode ser consultada no site www.sid.art.br.