Pular para o conteúdo principal

Cinco homens, em estúdio, cantam.
Foto: Myriam Nacif

Teatro Francisco Nunes recebe show de referências afro-brasileiras

criado em - atualizado em

A Fundação Municipal de Cultura apresenta no Teatro Francisco Nunes, neste domingo, dia 24, às 11h, o show “Agô” em edição especial do Música de Domingo que integra a programação do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte (FAN-BH).  A apresentação traz repertório basicamente autoral e tem como fonte principal o vasto campo das tradições afro-brasileiras com interpretações contemporâneas e pitadas da estética do rock.

 

O show foi selecionado por meio do edital CenaPlural 2019, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. A entrada é gratuita.

 

Agô é um grupo brasileiro sediado em Belo Horizonte. Seus membros –Bill Lucas, Guda Coelho, Cassiano Luiz e Rogério Delayon – são músicos ecléticos, alguns deles com vasta experiência internacional em concertos e workshops. Utilizam elementos da música africana, da diáspora africana e da música indiana em suas composições, explorando instrumentos acústicos e elétricos. Nesta apresentação, as habilidades de cada um são exploradas num show denso, original e vibrante.

 

 

Música de domingo

O projeto Música de Domingo foi retomado e ampliado pela Prefeitura de Belo Horizonte em setembro. A proposta traz uma programação musical quinzenal, nas manhãs de domingo, com shows, debates, workshops, e outras atividades ligadas à área musical.

 

O objetivo é resgatar a programação musical no Teatro Francisco Nunes, atrair o público frequentador do Parque Municipal e apreciadores de música. Uma das novidades do projeto é que ele não se dedicará apenas à música instrumental, mas também à música cantada.

 

 

O CenaPlural

O CenaPlural foi criado pela Prefeitura de Belo Horizonte com o objetivo de fortalecer e potencializar a produção artística nos espaços públicos, promover uma programação cultural diversa e qualificada para a população belo-horizontina, além de premiar e difundir o trabalho de artistas, coletivos e grupos locais.

 

Os grupos selecionados vêm se apresentando nos teatros Francisco Nunes, Marília e Raul Belém Machado, além dos centros culturais da Fundação Municipal de Cultura, ou integrando a programação de projetos especiais como o “Terça da Dança” e o “Música de Domingo”.

 

 

FAN-BH 

O Festival de Arte Negra de Belo Horizonte (FAN-BH) é um festival dedicado à valorização e à difusão da arte negra. Suas referências articulam as raízes ancestrais da cultura negra às expressões de sua contemporaneidade e dedica-se a fortalecer as matrizes tradicionais africanas ainda preservadas e aquelas resultantes do contato com outras culturas.

 

Com periodicidade bienal, o festival compreende uma ampla programação cultural, marcada pela diversidade de linguagens artísticas e pela participação de artistas, grupos e pesquisadores da arte e da cultura negra. Desde 1995, atua como um importante instrumento para valorização de manifestações populares, impulsionando a formação de um mercado local e fomentando a inserção de artistas da cidade nos circuitos culturais. Suas atividades também provocam diversificadas reflexões e promovem a democratização do acesso ao bem cultural pelos diversos setores da cidade.

 

 

Serviço

Música de Domingo: Especial FAN-BH | Show Agô

Classificação: livre

24 de novembro| domingo | 11h

Teatro Francisco Nunes

Av. Afonso Pena, 1277 - Parque Municipal - Centro

ENTRADA GRATUITA

Informações para o público: (31) 3277-6325.