7 June 2022 -
O Teatro Francisco Nunes recebe nesta sexta-feira (10) e sábado (11), às 20h, e no domingo (12), às 19h, o espetáculo “Paulo Freire – O Andarilho da Utopia”. A peça aborda um pouco da trajetória e causos de Paulo Freire, um dos mais notáveis pensadores da história da educação mundial. Os ingressos variam entre R$ 30 (meia) e R$ 60 (inteira), e podem ser adquiridos no site DiskIngressos ou na bilheteria do teatro a partir de duas horas antes da apresentação. A atividade segue os protocolos sanitários de controle da Covid-19. A programação completa dos teatros municipais pode ser acessada no Portal Belo Horizonte. O Teatro Francisco Nunes fica na Avenida Afonso Pena, 1321, Centro.
Em “Paulo Freire – O Andarilho da Utopia”, Richard Riguetti (ator), Luiz Antônio Rocha (encenação) e Junio Santos (dramaturgia) relembram o legado do patrono da educação brasileira através de elementos das linguagens do teatro, do palhaço e do teatro de rua. Por esse espetáculo, o trio foi indicado ao prêmio Shell de teatro de 2019 na categoria inovação. A peça já soma 110 apresentações no país, com mais de 41 mil espectadores em 37 cidades e 12 estados (ES, CE, RJ,RN, SP, PR, TO, AM, PI, DF, BA e PB), e virou referência no meio acadêmico.
Na trama, o andarilho é um sujeito em movimento e a utopia é um impulso de buscar o conhecimento, sabendo que existe sempre algo mais a ser descoberto. A narrativa começa no interior de Pernambuco, onde Paulo Freire é apresentado como um menino humilde e curioso, que, mesmo submetido à fome, não perde seu interesse pelas palavras. Essa busca, que deixou um legado mundial sobre a emancipação por meio da educação, é colocada para o público a partir da encenação de Luiz Antônio Rocha, em uma estrutura narrativa que leva a um lugar de ideias e reflexão.