Pular para o conteúdo principal

Família composta por pai, mãe e quatro filho, com máscaras de porco, sentados em ma cadeira
Foto: Divulgação PBH

No Teatro Marília, peça com bonecos e máscaras retrata disfarces sociais

04/12/2019 | 17:53 | atualizado em 06/12/2019 | 17:25

O Teatro Marília recebe, na quinta-feira, dia 5 de dezembro, a sábado, dia 7, às 20h, o espetáculo “O Quadro de Todos Juntos”, da companhia Pigmalião Escultura que Mexe. Montada como teatro de formas animadas, a peça retrata as pequenas loucuras de um ambiente familiar, veladas por censuras internas e externas dos seus componentes. O espetáculo foi selecionado por meio do edital CenaPlural 2019, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e tem entrada gratuita.

 

O grupo Pigmalião buscou, neste espetáculo, usar da candura geralmente associada ao teatro de bonecos para criar um ambiente onde as virtudes e sonhos escondem dores e mágoas. Imagens e sonoridade conduzem uma narrativa de tensão e provocação. Os personagens são construídos de diferentes matérias, vivas e inanimadas: atores, máscaras e bonecos em tamanho natural.

 

A elegância e extrema assepsia das famílias representadas se mostram disfarces das animalidades de seus membros. A imagem do porco, animal-comida, que corriqueiramente é usada para simbolizar a sujeira, a grosseria, a falta de caráter ou até mesmo a prepotência humana, aqui é posta como asseada e impecável.

 

Modos como humanos pensam e agem por instintos primitivos se desnudam. Uma família posa para um retrato. O instante de um flash revela além da superficialidade, mostra a frágil estrutura por trás dessa imagem perfeita. Segredos são postos ao chão. Há a suspensão do tempo. Cada um de seus integrantes expõe seus mais íntimos e secretos desejos. Todos são espelhos. Todos juntos. Um encontro de família em que a realidade, o simulacro e o delírio confrontam-se em um quadro mais que verdadeiro. Este momento permite um olhar profundo, onde facilmente a própria plateia pode se ver espelhada. 

 

O Quadro de Todos Juntos | Pigmalião Escultura que Mexe

Classificação: 18 anos

De 5 a 7 de dezembro| quinta a sábado | às 20h

Teatro Marília

Avenida Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia

ENTRADA GRATUITA

Informações para o público: (31) 3277-6319


Últimas Notícias

Prédio da Prefeitura é iluminado em sinal de luto pelas vítimas da Covid-19 Prédio da Prefeitura é iluminado em sinal de luto pelas vítimas da Covid-19

No sábado, o prefeito Alexandre Kalil decretou luto oficial de três dias no município, por meio do Decreto 17.409/2020.

10/08/2020 | 18:29
Imagens da hidrossemeadura realizada no bairro Paulo VI Obra de contenção de encosta no Paulo VI está em fase final

Antes da conclusão do empreendimento, será preciso fazer apenas um complemento de obra, que inclui a construção de dois muros de arrimo.

10/08/2020 | 16:52