Pular para o conteúdo principal

Pista exclusiva de ônibus da Avenida Cristiano Machado. Dois ônibus estão na pista.
Foto: Divulgação/PBH

Táxis começam a circular na pista do MOVE/Cristiano Machado

23/06/2017 | 16:45 | atualizado em 30/06/2017 | 12:52

A partir de segunda, dia 26/6, começam os testes de circulação de táxis na pista de ônibus (MOVE) da Avenida Cristiano Machado por um período de até 90 dias. A medida tem o objetivo de reduzir o tempo de viagem, atendendo, assim, a mais uma reivindicação dos taxistas.  Durante o período de teste serão avaliados os impactos no desempenho dos ônibus do MOVE e na segurança de pedestres e dos passageiros dos ônibus e dos táxis.
 

Os táxis gerenciados pela BHTRANS e municípios conveniados (Contagem, Ibirité, Ribeirão das Neves e Sabará) estarão autorizados a circular na pista exclusiva do MOVE da Avenida Cristiano Machado, entre o Viaduto Hélio Pelegrino, no bairro São Paulo, e a Rua Jacuí, no bairro da Graça.

 

Será realizado atendimento à imprensa na segunda-feira, dia 26/6, das 9h às 10h, na Avenida Cristiano, Machado, em frente ao número 1.794 (entre ruas Jarbas Vidal Gomes e Jornalista Túlio Berti), no bairro Cidade Nova

 

Táxis que podem circular na pista de ônibus: 

- Somente o táxi com passageiros a bordo poderá circular na pista de ônibus (MOVE) da Avenida Cristiano Machado.

- É obrigatório trafegar na faixa da direita, mantendo os faróis acesos e o eletrovisor ligado.

- O taxista não pode realizar embarque ou desembarque de passageiros ao longo da pista de ônibus.

 

É vedada a circulação dos táxis:

- No Túnel da Lagoinha, na pista de uso exclusivo do transporte coletivo.

- Nos viadutos de uso exclusivo do transporte coletivo

- Nas faixas exclusivas do transporte coletivo, entre o Túnel da Lagoinha e a Avenida do Contorno.

 

Os Táxis só poderão entrar e sair da pista exclusiva pelos acessos de entrada e saída sinalizados. A pista de ônibus da Avenida Cristiano Machado possui equipamentos de fiscalização eletrônica que vão monitorar o respeito aos limites de velocidade nas vias, que é de 60km/h.

 

Os locais de acesso (entrada e saída) da pista exclusiva estão sinalizados no mapa abaixo:

taxi_pista_move3.jpg

Pistas e faixas exclusivas

É importante lembrar que os táxis serão autorizados a trafegar no trecho de pista exclusiva da Cristiano Machado, mas não no trecho de faixas exclusivas.

De acordo com definição do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

-  pista significa parte da via utilizada para a circulação de veículos, identificada por elementos separadores ou por diferença de nível em relação às calçadas, ilhas ou aos canteiros centrais;

- e faixa é qualquer uma das áreas longitudinais em que a pista pode ser subdividida, sinalizada ou não por marcas viárias longitudinais, que tenham uma largura suficiente para permitir a circulação de veículos automotores.

 

Testes no Corredor Antônio Carlos

 taxi_pista_move1.jpg

Os táxis de Belo Horizonte e praças integradas começaram a circular na pista de ônibus (MOVE) das avenidas Antônio Carlos e Pedro I, no dia 6/3. Com as avaliações positivas do compartilhamento da pista exclusiva, a circulação foi autorizada em definitivo após um período de três meses de operação. Acesse os resultados dos testes.


Últimas Notícias

Mineirão terá operação especial de trânsito para eventos nos dias 14 e 15 Mineirão terá operação especial de trânsito para eventos nos dias 14 e 15

O público estimado pelos organizadores é de 10 mil pessoas para o Festival Universo 15 mil para o show de Milton Nascimento.

13/12/2019 | 15:07
Duas crianças brincam em um brinquedo inflável Presença de Papai Noel e oficina de percussão são atrações do BH é da Gente

O BH é da Gente é realizado aos domingos em quatro regiões da capital, com atividades diversas para a criançada.

12/12/2019 | 18:01