Pular para o conteúdo principal

Pista exclusiva de ônibus da Avenida Cristiano Machado. Dois ônibus estão na pista.
Foto: Divulgação/PBH

Táxis começam a circular na pista do MOVE/Cristiano Machado

criado em - atualizado em

A partir de segunda, dia 26/6, começam os testes de circulação de táxis na pista de ônibus (MOVE) da Avenida Cristiano Machado por um período de até 90 dias. A medida tem o objetivo de reduzir o tempo de viagem, atendendo, assim, a mais uma reivindicação dos taxistas.  Durante o período de teste serão avaliados os impactos no desempenho dos ônibus do MOVE e na segurança de pedestres e dos passageiros dos ônibus e dos táxis.
 

Os táxis gerenciados pela BHTRANS e municípios conveniados (Contagem, Ibirité, Ribeirão das Neves e Sabará) estarão autorizados a circular na pista exclusiva do MOVE da Avenida Cristiano Machado, entre o Viaduto Hélio Pelegrino, no bairro São Paulo, e a Rua Jacuí, no bairro da Graça.

 

Será realizado atendimento à imprensa na segunda-feira, dia 26/6, das 9h às 10h, na Avenida Cristiano, Machado, em frente ao número 1.794 (entre ruas Jarbas Vidal Gomes e Jornalista Túlio Berti), no bairro Cidade Nova

 

Táxis que podem circular na pista de ônibus: 

- Somente o táxi com passageiros a bordo poderá circular na pista de ônibus (MOVE) da Avenida Cristiano Machado.

- É obrigatório trafegar na faixa da direita, mantendo os faróis acesos e o eletrovisor ligado.

- O taxista não pode realizar embarque ou desembarque de passageiros ao longo da pista de ônibus.

 

É vedada a circulação dos táxis:

- No Túnel da Lagoinha, na pista de uso exclusivo do transporte coletivo.

- Nos viadutos de uso exclusivo do transporte coletivo

- Nas faixas exclusivas do transporte coletivo, entre o Túnel da Lagoinha e a Avenida do Contorno.

 

Os Táxis só poderão entrar e sair da pista exclusiva pelos acessos de entrada e saída sinalizados. A pista de ônibus da Avenida Cristiano Machado possui equipamentos de fiscalização eletrônica que vão monitorar o respeito aos limites de velocidade nas vias, que é de 60km/h.

 

Os locais de acesso (entrada e saída) da pista exclusiva estão sinalizados no mapa abaixo:

taxi_pista_move3.jpg

Pistas e faixas exclusivas

É importante lembrar que os táxis serão autorizados a trafegar no trecho de pista exclusiva da Cristiano Machado, mas não no trecho de faixas exclusivas.

De acordo com definição do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

-  pista significa parte da via utilizada para a circulação de veículos, identificada por elementos separadores ou por diferença de nível em relação às calçadas, ilhas ou aos canteiros centrais;

- e faixa é qualquer uma das áreas longitudinais em que a pista pode ser subdividida, sinalizada ou não por marcas viárias longitudinais, que tenham uma largura suficiente para permitir a circulação de veículos automotores.

 

Testes no Corredor Antônio Carlos

 taxi_pista_move1.jpg

Os táxis de Belo Horizonte e praças integradas começaram a circular na pista de ônibus (MOVE) das avenidas Antônio Carlos e Pedro I, no dia 6/3. Com as avaliações positivas do compartilhamento da pista exclusiva, a circulação foi autorizada em definitivo após um período de três meses de operação. Acesse os resultados dos testes.