Pular para o conteúdo principal

Carro preto, exemplo de táxi premium
Foto: Paulo Fernando Vieira/ BHTRANS

Táxi Premium começa a circular em Belo Horizonte

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte e a BHTRANS lançam, nesta quarta-feira, 21/6, às 10h, o Táxi Premium, uma categoria diferenciada desse transporte público, e apresentam os primeiros táxis híbridos do sistema de táxi da capital. O evento acontecerá em frente ao prédio da Prefeitura de Belo Horizonte, na Avenida Afonso Pena, 1.212, onde os veículos estarão estacionados.

Estarão presentes no evento representantes da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), instituição que financiou a aquisição dos veículos de sustentabilidade ambiental.

 

Táxi Premium

A inclusão da categoria Premium no sistema de táxi responde a uma demanda especial para atender usuários interessados em prestação de serviço diferenciada. Os carros são equipados com ar-condicionado e Wi-Fi. Esses veículos serão acessíveis via uso de aplicativos para a captação, controle e avaliação dos serviços. A tarifa será a mesma cobrada pelo táxi convencional.

 

Táxis híbridos

A inserção de modelos de veículos com motores à combustão e à energia elétrica está em consonância com a política de mobilidade sustentável para o município de Belo Horizonte, que busca a evolução tecnológica dos meios de transporte e o estímulo de tecnologias limpas.

 

Licitação

De acordo com o edital de licitação CP 09/15, publicado no dia 15/12/15, foram selecionadas 600 permissões do serviço de táxi para pessoas jurídicas, sendo 200 para a categoria convencional e 400 para a categoria Premium.

As permissões foram divididas em 40 grupos de 15 permissões cada um, sendo cada grupo composto de 10 permissões de táxi categoria Premium e 5 de táxi categoria Convencional.

As permissões terão um prazo de delegação de 25 anos, improrrogáveis, contados a partir da publicação da homologação no Diário Oficial do Município (DOM).