Pular para o conteúdo principal

Fachada da Igrejinha da Pampulha, durante o dia.
Foto: Divulgação PBH

Superintendência de Desenvolvimento da Capital completa 50 anos

06/12/2019 | 15:32 | atualizado em 14/08/2020 | 16:30

Em 9 dezembro de 1969, poucos dias antes de Belo Horizonte completar seus 72 anos, a capital mineira dava passos firmes rumo ao futuro e a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) nascia com a missão de fornecer as bases para o seu crescimento. Com o objetivo de implementar o Plano de Obras do Município, zelar pela manutenção dos bens da Prefeitura e dos logradouros públicos e executar, mediante regime de concessão, os serviços relativos ao abastecimento de água, luz e esgotamento sanitário, a história da autarquia está diretamente ligada ao desenvolvimento e modernização de Belo Horizonte.

 

O trabalho da Sudecap está presente em cada canto da cidade. Por qualquer lugar que se passe, é possível encontrar alguma obra ou manutenção realizada pela Prefeitura. “Para uma instituição garantir esse tempo de existência ela tem que cumprir o que se propôs a realizar, e manter sua relevância para a sociedade. A Sudecap está completando 50 anos e com todo o vigor, significa não só que estamos cumprindo bem o nosso papel, mas que estamos em sintonia com as demandas da cidade. Hoje é difícil imaginar como seria Belo Horizonte sem o nosso trabalho em conjunto ou em sintonia com todos os órgãos da Prefeitura”, comenta o Superintendente Henrique Castilho.

 

Nessas cinco décadas foram construídas grandes e importantes avenidas, parques e praças, Escolas de Educação Infantil, centros de saúde, hospitais, teatros, galerias pluviais, campos esportivos, viadutos, pontes, passarelas, corredores do MOVE, urbanização de vias, obras de prevenção de enchentes, além do cuidado com a manutenção e infraestrutura da capital.

 

Foram empreendimentos que melhoraram a qualidade de vida das pessoas, trouxeram mais segurança, preservaram a história e memória da cidade, criaram espaços mais confortáveis e adequados para a saúde, educação, lazer e que fizeram toda a diferença.