Pular para o conteúdo principal

Técnico acompanha três atletas corredores em suas marcas, na pista de corrida, enquanto outras quatro pessoas observam.
Foto: João Bernardo Rodrigues/PBH

Superar terá competição homologada pela Federação Mineira de Atletismo

15/04/2019 | 16:57 | atualizado em 17/04/2019 | 20:32

Pela primeira vez na história, o programa Superar terá uma competição homologada pela Federação Mineira de Atletismo. O Festival de Atletismo Superar será realizado no dia 1º de junho deste ano, no Colégio Marconi (avenida do Contorno, 8.476, Gutierrez, região Oeste). Desenvolvido pela Prefeitura de Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o Superar promove a inclusão social da pessoa com deficiência por meio do esporte.

 

No próximo dia 4 de maio, será realizada, no Marconi, mais uma oficina preparatória para a competição – em março e abril já foram feitas duas. A expectativa, como assinala o coordenador de eventos do Superar, João Bernardo Rodrigues, é que pelo menos 80 atletas com deficiências diversas participem das competições do Festival. Os participantes frequentam as aulas do Superar no Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência, na Escola Estadual Amaro Neves e no Colégio Marconi.

 

 O Festival terá duas etapas: as provas regulares, que acontecem no dia 1º de junho, e as provas adaptadas, previstas para o segundo semestre. As modalidades das provas regulares são de pista (50m, 200m e 1000m) e campo (salto em distância e arremesso de peso). Já as provas adaptadas são para atletas com maior grau de comprometimento físico e/ou mental: caminhada (50m), salto em distância parado (sem corrida antes da execução) e lançamento da pelota.

 

Aluna de dança e natação do programa, Milena Abadia tem Síndrome de Down. Aos 20 anos, ela também é adepta do atletismo e estava entre os 35 participantes da primeira oficina realizada no Colégio Marconi como preparação para o Festival. “A Milena adora praticar esportes. O atletismo é o novo desafio dela. Está muito animada a participar do Festival”, afirma a mãe, Mônica Abadia.

 

O programa

O Superar atende alunos com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, múltipla e com autismo. São mais de 900 alunos inscritos em 16 modalidades esportivas.

 

O programa é desenvolvido no Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência, na Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo e em seis núcleos regionalizados – Colégio Marconi, Clube Palmeiras e escolas estaduais de ensino especial Amaro Neves e João Moreira Salles, além da Associação de Deficientes Visuais de Belo Horizonte e da Associação de Surdos.

 

As 16 modalidades oferecidas são atletismo, basquetebol, bocha regular, bocha paralímpica, dança, futsal, goalball, judô, natação, patinação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado, parataekwondo, funcional e percussão. 

 

Um dos requisitos para ingressar no Superar é ter idade superior a seis anos, além de apresentação de laudo de deficiência e a existência de vagas. Os contatos para se ingressar no programa são pelo e-mail superar@pbh.gov.br e pelos fones 3277- 4546 e 7681.

 

15/04/2019. Festival de Atletismo. Fotos: João Bernardo Rodrigues/PBH

Ouça este conteúdo

Últimas Notícias

Mapa de opéração de trânsito e transportes no entorno do Mineirão para Show Turnê Amigos 20 Anos, com início às 16h do dia 20/7.  Entorno do Mineirão tem operação especial para show no sábado, dia 20/7

BHTrans realiza operação de transporte e trânsito no entorno do Mineirão para Show Turnê Amigos 20 Anos, com início às 16h do dia 20. 

19/07/2019 | 17:11
Duas crianças jogam pebolim ao ar livre. BH é da Gente oferece oficinas recreativas e faz ações de saúde no dia 21/7

Oficinas recreativas e ações de saúde e combate ao trabalho infantil fazem parte da programação de domingo do programa. 

18/07/2019 | 20:26