Pular para o conteúdo principal

Passarela da Via do Minério com Anel Rodoviário
Foto: Divulgação/PBH

Sudecap recupera Obras de Artes Especiais da cidade

criado em - atualizado em

Em um contrato específico que prevê o investimento de aproximadamente R$ 7 milhões, a Sudecap vem realizando a manutenção preventiva e corretiva em Obras de Artes Especiais (OAEs) de Belo Horizonte. Cerca de 18 manutenções já foram concluídas em viadutos, passarelas, trincheiras, pontes e túneis da capital, aumentando a segurança e a durabilidade dessas estruturas e equipamentos. 

 

Dentre as intervenções concluídas, vale ressaltar o conjunto de OAEs que compõem o Complexo da Lagoinha: os três túneis passaram por recuperação estrutural e tiveram o sistema de iluminação modernizado com instalação de lâmpadas de led; o viaduto Oeste recebeu novas muretas centrais de concreto armado, conhecidas tecnicamente como “barreiras tipo New Jersey”; e outros três viadutos do Complexo passam por recuperação estrutural, além de muros de arrimo próximos.

 

Não menos importantes, a passarela do Betânia, sob o Anel Rodoviário; os dois viadutos próximos ao Hospital Risoleta Neves; o viaduto perto do Cemitério da Paz que dá acesso às avenidas Américo Vespúcio e Carlos Luz; o viaduto da avenida Olinto Meireles, no Barreiro, e o viaduto da avenida Silva Lobo com Amazonas; além da ponte do Sanatório, das passarelas da rua Caetés e da rua Januária até a rua Célio de Castro; e a trincheira Horácio de Miranda, próxima à avenida Pedro II, também receberam intervenções.  

 

Atualmente, além dos três viadutos que compõem o Complexo da Lagoinha, estão em recuperação o monumento "Liberdade em Equilíbrio", na praça Rio Branco, e o viaduto da rua Paraisópolis, em Santa Tereza. 

 

Tratamento de pilares, vigas e lajes das estruturas de concreto; tratamento ou substituição de superfícies metálicas, guarda-corpos e meios-fios; execução de revestimentos especiais; injeção de resina para tamponamento de vazamentos; recuperação e encontros e encabeçamentos das estruturas e elaboração de projetos executivos, quando necessários, são alguns dos serviços executados na manutenção das OAEs. 

 

"Com o tempo, as OAEs passam por um processo de deterioração e o objetivo da manutenção é recuperar, manter e melhorar o desempenho dessas estruturas", afirma Marcelo Lovalho, gerente de Manutenção de Infraestrutura da Sudecap.