Pular para o conteúdo principal

Guindaste e escavadeira realizam trabalhos de prevenção de enchentes nos córregos Túnel/Camarões.
Foto: Antônio Rodrigues/PBH

Sudecap realiza obra nas Bacias Túnel/Camarões

16/08/2017 | 15:38 | atualizado em 11/12/2018 | 20:32

As obras de prevenção de enchentes nas Bacias Túnel/Camarões, no bairro Tirol, regional do Barreiro, foram retomadas em abril deste ano pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). É mais um esforço da Prefeitura de Belo Horizonte na prevenção de enchentes não só da região como também na bacia do Arrudas e na proteção da população contra os riscos de desastres durante o período chuvoso, além de uma nova área de lazer, esporte e convivência para os moradores.

 

Serão implantadas duas barragens de contenção de cheias (B1 e B2), sendo que uma delas será para conter resíduos sólidos (lixo) e a outra para regular a vazão das águas pluviais. Além disso, será feita a canalização do córrego Camarões, uma Avenida Sanitária toda pavimentada, remanejamento de interceptores de esgotos e paisagismo no entorno, com a construção de três quadras poliesportivas, uma pista de caminhada no entorno da barragem, uma pista de skate e academia a céu aberto.

 

A obra possui 2,5 Km de extensão, sendo executada numa área de aproximadamente 8 Km². A previsão de término dos trabalhos é para o segundo semestre de 2018. Estão sendo investidos R$ 116 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

 

Andamento

Foram abertas três frentes de trabalhos simultaneamente. Está sendo executada a escavação da bacia 2, localizada entre as ruas Francisco Jonas Santana até a rua José Nilton Monteiro, com a execução de corta-rio (desvio do córrego para poder trabalhar dentro do canal), a interligação do sistema de esgotamento sanitário existente escavação mecânica de terra, com transporte do material.

 

O segundo trecho dos trabalhos acontece entre as ruas José Nilton Monteiro e José Pedro Silva com as obras de escavação da bacia (B1). No local também estão sendo feitas a escavação mecânica de terra e transporte do material, execução de corta-rio para desvio do córrego e demolição de casas remanescentes.

 

Já na terceira frente de obra está sendo feita a continuação da escavação da bacia (B1), no trecho entre as ruas José Pedro Silva e Av. Fabiano Taylor. No local está sendo executadas galerias em concreto armado, pontilhão também em concreto armado, rebaixamento de fundo de leito do córrego e mobilização para construção de um container que será o escritório de suporte para os serviços ali executados.


Últimas Notícias

Prédio da Prefeitura é iluminado em sinal de luto pelas vítimas da Covid-19 Prédio da Prefeitura é iluminado em sinal de luto pelas vítimas da Covid-19

No sábado, o prefeito Alexandre Kalil decretou luto oficial de três dias no município, por meio do Decreto 17.409/2020.

10/08/2020 | 18:29
Imagens da hidrossemeadura realizada no bairro Paulo VI Obra de contenção de encosta no Paulo VI está em fase final

Antes da conclusão do empreendimento, será preciso fazer apenas um complemento de obra, que inclui a construção de dois muros de arrimo.

10/08/2020 | 16:52