16 August 2017 -
As obras de prevenção de enchentes nas Bacias Túnel/Camarões, no bairro Tirol, regional do Barreiro, foram retomadas em abril deste ano pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). É mais um esforço da Prefeitura de Belo Horizonte na prevenção de enchentes não só da região como também na bacia do Arrudas e na proteção da população contra os riscos de desastres durante o período chuvoso, além de uma nova área de lazer, esporte e convivência para os moradores.
Serão implantadas duas barragens de contenção de cheias (B1 e B2), sendo que uma delas será para conter resíduos sólidos (lixo) e a outra para regular a vazão das águas pluviais. Além disso, será feita a canalização do córrego Camarões, uma Avenida Sanitária toda pavimentada, remanejamento de interceptores de esgotos e paisagismo no entorno, com a construção de três quadras poliesportivas, uma pista de caminhada no entorno da barragem, uma pista de skate e academia a céu aberto.
A obra possui 2,5 Km de extensão, sendo executada numa área de aproximadamente 8 Km². A previsão de término dos trabalhos é para o segundo semestre de 2018. Estão sendo investidos R$ 116 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.
Andamento
Foram abertas três frentes de trabalhos simultaneamente. Está sendo executada a escavação da bacia 2, localizada entre as ruas Francisco Jonas Santana até a rua José Nilton Monteiro, com a execução de corta-rio (desvio do córrego para poder trabalhar dentro do canal), a interligação do sistema de esgotamento sanitário existente escavação mecânica de terra, com transporte do material.
O segundo trecho dos trabalhos acontece entre as ruas José Nilton Monteiro e José Pedro Silva com as obras de escavação da bacia (B1). No local também estão sendo feitas a escavação mecânica de terra e transporte do material, execução de corta-rio para desvio do córrego e demolição de casas remanescentes.
Já na terceira frente de obra está sendo feita a continuação da escavação da bacia (B1), no trecho entre as ruas José Pedro Silva e Av. Fabiano Taylor. No local está sendo executadas galerias em concreto armado, pontilhão também em concreto armado, rebaixamento de fundo de leito do córrego e mobilização para construção de um container que será o escritório de suporte para os serviços ali executados.