Pular para o conteúdo principal

Sudecap adequa calçadas próximas à Zoobotânica garantindo acessibilidade
Foto: Sudecap/Divulgação

Sudecap adequa calçadas próximas à Zoobotânica garantindo acessibilidade

criado em - atualizado em

A Sudecap começou, em abril deste ano, mais uma obra na Zoobotânica (Jardim Zoológico e Jardim Botânico) de Belo Horizonte para adequar as calçadas externas às normas atuais vigentes no município. Divididas em três trechos, as intervenções tiveram início pelo segundo, onde está em execução 1,75 km de pavimento para pedestres na avenida Antônio Francisco Lisboa, entre a Escola Estadual Madre Carmelita e a Portaria 2. Os outros dois trechos correspondem, respectivamente, a 94 metros de calçada na entrada principal da avenida Otacílio Negrão de Lima e a 1,43 km a partir da Portaria 2, seguindo para as ruas Pio XII, Maria Bittencourt e da Solidão. No total serão 3,27 km de extensão e 4.566 m² de área concretada. 

Além da construção de passeios, o projeto, desenvolvido pela arquiteta Daniela Tolentino, do Departamento de Coordenação de Manutenção das Regionais (DCMA-SD), também contempla adequação das calçadas existentes com rebaixamento para pedestres, supressão de árvores – para garantir largura mínima no passeio –, plantio de árvores e faixas ajardinadas. O acompanhamento da obra, bem como suas etapas anteriores de aprovação nos órgãos de Patrimônio Cultural, planilha, orçamento e processo licitatório ficaram sob a responsabilidade da Diretoria de Edificações (DIED-SD). A previsão de término é em agosto deste ano e o valor do contrato para execução desses serviços é de R$ 873.998,51.  

“Essa adequação do passeio vem numa sequência de obras feitas pela Sudecap na Zoobotânica de Belo Horizonte, desde 2019. As edificações da administração, o setor de preparo dos alimentos dos animais do Zoológico, a praça das aves, o recinto dos mamíferos, o viveiro de visitação e cultivo do borboletário, além do restabelecimento do muro e a restauração em gabião do canal do córrego da Zoobotânica foram intervenções que fizemos, visando à melhoria das condições físicas do espaço e contribuir para o bem-estar dos animais do Zoológico e, também, das pessoas que visitam o local.”, lembra o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho.