Pular para o conteúdo principal

SUAS-BH promove ações de Promoção da Igualdade Racial no mês de Novembro
Foto: Debora Oliveira

SUAS-BH promove ações de Promoção da Igualdade Racial no mês de Novembro

criado em - atualizado em

Para marcar o mês Consciência Negra na capital, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, por meio da Subsecretaria de Assistência Social, realizou, ao longo de novembro, diversas ações e atividades de promoção e de conscientização sobre a igualdade racial nas unidades de assistência social do município. As iniciativas reuniram estratégias de formação, educação, cultura e arte que propuseram reflexões sobre a importância do povo preto e das culturas de matriz africana na construção e na cultura de Belo Horizonte, com foco no desenvolvimento da identidade cultural brasileira e, também, para evidenciar às situações de discriminação e de preconceitos que ainda afligem essa parcela da população. 

Uma das ações promovidas foi a campanha desenvolvida pelas equipes de referência do CRAS, CREAS e da  rede socioassistencial, articulada e com cooperação intersetorial, na Regional Noroeste, no território do CRAS Coqueiral, na última sexta-feira, dia 26. O evento ocorreu na Escola Estadual Lucas Monteiro e contou com a participação de famílias acompanhadas pelos Serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que integram o CRAS, e pelos serviços do CREAS, além de alunos da escola que sediou o evento. 

Na ocasião, foram realizadas intervenções culturais com artistas locais, buscando valorizar a cultura preta presente no território, incentivar discussões sobre a promoção de igualdade racial, além de fortalecer os vínculos familiares e comunitários entre as famílias e as equipes de referência dos serviços. 

Querem  Albino, 16 anos, é usuária do CRAS Coqueiral e participa das atividades e ações executadas na unidade. A adolescente destaca a importância de discutir a relevância da cultura preta nos mais diversos espaços. “Esta campanha é uma oportunidade de resgate e valorização da nossa história e autoestima. Precisamos continuar estimulando debates; desta forma, vamos conseguir  combater as desigualdades que existem no nosso país”, ressalta. 

As ações e atividades do SUAS-BH são sempre articuladas, integradas e cooperadas com uma ampla rede presente nos territórios de proteção socioassistencial. Esta é uma estratégia presente na política de assistência social do município que tem como finalidade alcançar cada vez mais famílias e indivíduos dentro dos territórios da cidade. Para o secretário adjunto e subsecretário de Assistência Social, José Crus, manter o alinhamento entre unidades socioassistenciais e a rede nos territórios tem sido fundamental para a garantia de direitos da população.

“São vários os esforços institucionais, que traduzem em aprimoramentos, qualificação e ampliação da rede de proteção social do SUAS-BH, serviços, programas, projetos e benefícios, nos últimos anos, além de reordenamentos essenciais para a prevenção da violação de direitos na cidade. Integram várias ações e atividades nos territórios as demais políticas públicas e sociais, fomentando a integralidade de proteção social e a intersetorialidade como estratégia de gestão”. 

O vice-diretor da Escola Estadual Lucas Monteiro, Tiago Sanzio, explica que trazer a campanha para a escola enriquece ainda mais o debate para além das salas de aula, mas também na comunidade que está no entorno. “A temática precisa ser cada vez mais trabalhada em nossos territórios, desta forma iremos conseguir promover a inclusão e proteção social de todos os grupos, de forma igualitária e sem discriminação racial,” enfatiza.

Comprometimento 

Para além da campanha realizada na Escola Estadual Lucas Monteiro, a programação também contou com atividades como a ações coletivas nos CRAS Independência e Apolônia, oficinas nos CRAS Petrópolis e Vista Alegre, o evento “Café Preto” nos CRAS Santa Rita e Vila Marçola, além dos eventos que serão realizados até o final de novembro no CRAS Pedreira Prado Lopes, Jardim Felicidade e Paulo VI. 

As ações, atividades e eventos visam promover a reflexão, interação social e fomentar a consciência crítica dos usuários, desenvolvendo sentimento de pertencimento no território, contribuindo no empoderamento das famílias e indivíduos atendidos e acompanhados pelas unidades de proteção social do SUAS/BH.