21 Fevereiro 2025 -
Alunos das escolas municipais Professora Eleonora Pieruccetti e Sobral Pinto participaram de uma atividade pedagógica ao ar livre, na Praça da Estação, na última sexta-feira (21). Organizada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), a ação teve como objetivo proporcionar um aprendizado prático sobre os impactos do calor, com foco nas mudanças climáticas e na importância dos recursos hídricos.
Os estudantes foram recebidos com um lanche e participaram de um bate-papo com os educadores, que aproveitaram o ambiente da praça para tornar o conteúdo mais próximo da realidade dos alunos. Filipe Rezende, diretor da Escola Municipal Professora Eleonora Pieruccetti, destacou a importância do encontro para o aprendizado. "Debatemos sobre o aquecimento global, a questão dos recursos hídricos, a importância e o valor da água, além dos cuidados necessários diante dessa onda de calor", afirmou.
Enquanto discutiam sobre o aquecimento global e a preservação da água, as crianças aproveitaram o momento de lazer nas fontes da praça, se refrescando e se divertindo enquanto absorviam as lições ambientais.
Rezende ressaltou que a experiência proporcionou uma interação única para os alunos. "Foi uma prática interativa valiosa, pois conseguimos trazer as crianças para uma realidade que não existe na sala de aula. E, claro, se refrescar no chafariz da praça da Estação, ou melhor, da ‘praia da Estação’, foi o grande ápice do nosso encontro", completou.
A coordenadora do Programa de Educação Integral (PEI) da EM Sobral Pinto, Silvana Matias, destacou a importância da atividade para sensibilizar os estudantes sobre questões ambientais. "Precisamos conscientizar nossos alunos sobre as mudanças climáticas e o cuidado com a água, porque o nosso planeta está pedindo socorro", afirmou.
Para Silvana, o sorriso e a felicidade dos alunos durante a atividade foram a maior recompensa para os educadores. "Foi uma experiência única, e ver o sorriso deles é muito gratificante", disse, emocionada.