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Smed fortalece planejamento e execução de estratégias educacionais nas escolas
Divulgação/PBH

Smed fortalece planejamento e execução de estratégias educacionais nas escolas

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Com o objetivo de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas da rede municipal de educação de Belo Horizonte (RME-BH), a Secretaria Municipal de Educação (Smed) iniciou, nessa terça-feira (25), o treinamento de ao menos 400 coordenadores pedagógicos dos anos iniciais e finais. A formação visa capacitar os profissionais para a realização de análises e o desenvolvimento de estratégias eficazes que promovam a melhoria da aprendizagem e o alcance das metas estabelecidas para as instituições de ensino da capital mineira.

A formação é uma das ações mais importantes no contexto da gestão pedagógica da cidade e faz parte da metodologia Gestão da Aprendizagem Escolar (GAE), um modelo adotado para otimizar a administração do processo educativo.

Entre as áreas centrais do treinamento, destaca-se a implementação da metodologia PDCA (Planejar, Fazer, Checar e Agir), um conceito administrativo que, aplicado à pedagogia, torna-se essencial para garantir a melhoria contínua no processo de ensino-aprendizagem.

De acordo com o secretário Municipal de Educação, Bruno Barral, a adoção do PDCA vai contribuir para que os coordenadores possam planejar ações eficazes, avaliar o que foi executado e fazer ajustes sempre que necessário. “Nosso foco é trazer inovações para facilitar o dia a dia na educação. Tudo o que fazemos precisa ser planejado, checado e executado corretamente, e quando nos apropriamos de um método, passamos a trabalhar com mais eficiência”, afirma.

Ele ressalta que adotar práticas administrativas como o PDCA na pedagogia é um passo importante para a construção de planos pedagógicos eficazes. “Se não sabemos onde queremos chegar, qualquer caminho serve. Entre o que idealizamos e o que queremos alcançar, a execução é fundamental, e não adianta só planejar e fazer, precisamos sempre revisar o que foi feito e ajustar o que for necessário”, completa.

O objetivo da implementação da metodologia PDCA é, principalmente, a melhoria contínua da qualidade do processo de ensino-aprendizagem nas escolas municipais de Belo Horizonte, com destaque para a alfabetização e o desenvolvimento dos alunos. Além disso, espera-se que a adoção da abordagem contribua para o avanço das metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador nacional de monitoramento da qualidade da educação no Brasil.

Para Valentina Scott, gerente de Desenvolvimento de Pessoas do Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Cape), a atuação dos coordenadores pedagógicos é crucial nesse processo. “Eles estão sempre próximos aos professores, discutindo estratégias, metodologias e abordagens pedagógicas que garantam uma trajetória bem-sucedida para os alunos, desde a educação infantil até a conclusão do ensino fundamental. A missão deles é de extrema relevância para que a alfabetização ocorra na idade certa e todos os estudantes sigam um caminho de aprendizado consistente”, destaca Valentina.

Ainda segundo a gerente, a capacitação dos coordenadores pedagógicos é uma das formas de garantir que os índices e desempenhos pedagógicos melhorem a partir de um trabalho coletivo. “Juntas e juntos, vamos conseguir melhorar nossos índices por meio do planejamento, da avaliação constante e da implementação de ações baseadas nos resultados”, enfatiza.

Bruno Barral destaca que Belo Horizonte sempre foi uma referência em boas práticas educacionais e bons resultados, e que a capacitação contínua dos profissionais da educação é uma estratégia importante para manter a cidade nesse patamar. “Temos o melhor material humano do Brasil, que são os nossos professores e coordenadores pedagógicos. Isso se reflete no fato de termos 100% dos nossos profissionais concursados, algo que não existe em nenhuma outra capital do país. Mas para continuar avançando, precisamos buscar conhecimentos externos, como a gestão eficiente, para aplicar dentro do nosso sistema educacional”, acrescenta o secretário.

Avaliação Educa-BH

Além do treinamento, a Secretaria Municipal de Educação também implantou o sistema Educa-BH, uma plataforma própria de avaliação que monitora o rendimento dos alunos do 2º ao 9º ano do ensino fundamental. O sistema visa proporcionar uma orientação pedagógica mais precisa para os professores e, com isso, ajudar a identificar áreas que necessitam de ajustes no processo de ensino-aprendizagem.

“O Educa-BH nos permitirá agir rapidamente para corrigir o curso do ensino quando necessário. Mas não precisamos esperar pelos resultados dessa avaliação para agir. O treinamento de hoje já é um exemplo claro de como podemos melhorar a educação em Belo Horizonte”, conclui Barral.