7 June 2022 -
A coleta seletiva será retomada a partir desta quarta-feira (8), em 30 escolas municipais de Belo Horizonte, por meio de uma parceria entre a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e a Secretaria Municipal de Educação. O programa estava suspenso desde março de 2020, devido à pandemia de Covid-19.
Para o retorno da coleta, os professores do Ensino Fundamental passaram por capacitação ministrada de forma remota pela equipe de Educação Ambiental da SLU. O curso abordou o correto acondicionamento dos resíduos recicláveis (papel, metal, plástico e vidro), bem como a maneira certa de separação e descarte desses materiais.
De acordo com a chefe do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da SLU, Ana Paula da Costa Assunção, além da destinação correta dos resíduos para a reciclagem, a coleta seletiva também desperta na comunidade escolar o cuidado com o meio ambiente. “Ao cuidar de seus resíduos, as escolas inserem a educação ambiental de forma prática na vida dos alunos, formando uma geração mais comprometida com as questões ambientais”, avalia.
O papel é o resíduo predominante no programa, vindo principalmente do dia-a-dia das atividades escolares. Todo o material separado nas escolas é doado para a Associação dos Recicladores de Belo Horizonte (Associrecicle).
A coleta seletiva nas escolas faz parte do EcoEscola BH, programa da Secretaria Municipal de Educação que tem o objetivo de fortalecer, incentivar, certificar e divulgar ações de Educação Socioambiental das escolas municipais de Belo Horizonte.