Pular para o conteúdo principal

SLU retira 6,5 mil toneladas de resíduos dos córregos no primeiro semestre
Foto: PBH/ Divulgação

SLU retira 6,5 mil toneladas de resíduos dos córregos no primeiro semestre

criado em - atualizado em

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) retirou 6.552 toneladas de resíduos de 166 trechos de córregos de Belo Horizonte no primeiro semestre de 2022. O volume corresponde ao lixo retirado dos cursos d’água, da margem e de áreas próximas, abrangendo uma área total de 2.606.763 m².

A limpeza dos córregos é realizada durante todo o ano em Belo Horizonte. Os cursos d´água são limpos ao menos três vezes ao longo dos 12 meses.

  

O serviço inclui capina e roçada, retirada de entulho, lixo e mato. No ano passado, o volume somou 11.941 toneladas, em uma área total de 3.885.153 m². Os resíduos recolhidos pelos garis são, em sua maioria, descartados pela população, que insiste em usar os córregos como lixeira. Somente neste ano, a maioria dos 166 córregos já foi limpa duas vezes.

De acordo com a chefe do Departamento de Serviços de Limpeza Urbana da SLU, Erika Santos Resende, o trabalho realizado nos córregos é para impedir o assoreamento, diminuindo os riscos de enchentes durante o período chuvoso. “É um trabalho essencial para a cidade, tanto do ponto de vista ambiental quanto de saúde. Evita obstruções ao longo da rede de drenagem e, em situação eventual de transbordamento, há uma perspectiva de menor impacto para a sociedade”, diz.


Segundo ela, a população tem papel importante para diminuir os transtornos causados pelos resíduos nos córregos. “É preciso dar a destinação adequada aos resíduos e não os jogar nas vias ou nos córregos. Para o resíduo doméstico, a orientação é que seja destinado para o serviço de coleta domiciliar, nos dias e horários corretos. Para o descarte dos recicláveis, como papel, metal, plástico isopor e vidro, sugerimos a adesão ao serviço de coleta seletiva”, explica.

 

De acordo com Erika, as URPVs recebem gratuitamente os resíduos que não são recolhidos pela coleta convencional, como entulho de construção e demolição, madeira, pneus, podas de árvores e jardins e móveis velhos, entre outros.

 

Cada cidadão pode destinar até 1m³ por dia. Atualmente Belo Horizonte conta com 34 URPVs espalhadas por todas as regionais. Os endereços das unidades estão disponíveis no portal da Prefeitura, neste link.