Pular para o conteúdo principal

Quatro agentes da SLU se aproximam de cavalo morto durante o dia; à direita, caminhão de recolhimento.
Foto: Divulgação PBH

SLU recolhe animais mortos nas regiões de Belo Horizonte

criado em - atualizado em
Além de deixar a cidade limpa e bem cuidada com a coleta de resíduos domiciliares, capina, varrição e lavação, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) também recolhe animais mortos nas vias de Belo Horizonte, vítimas, na maioria dos casos, de atropelamento. Negligenciar esse serviço pode causar sérios impactos ambientais na cidade.
 

De acordo com a chefe do Departamento de Planejamento da SLU, Maria Esther de Castro e Silva, o serviço de coleta de animais mortos é importante para o bem-estar e para a saúde pública. “No caso de animais que possuem alguma doença infecciosa, há riscos de ocorrer contaminação, tanto para a população quanto para outros animais que tiverem contato com o cadáver exposto na via. Há ainda a questão da poluição visual e do mau cheiro”, aponta.

 

Somente em 2018, a SLU recolheu 652 animais, sendo 523 cães, 52 cavalos e 60 gatos. Venda Nova, com 334 animais recolhidos, foi a região com a maior incidência do serviço, seguida pela região Norte com 177 animais e Pampulha com 141. Para recolher os animais de pequeno porte a SLU utiliza o caminhão báscula (caminhão aberto). Já para os animais maiores, como cavalos, a SLU usa um veículo especial, o caminhão de poliguindaste, com capacidade de içamento.

 

De acordo com o chefe do Departamento de Serviços de Limpeza, Pedro Assis Neto, os animais de pequeno porte como cães, gatos, coelhos e aves que morrem em residências, podem ser disponibilizados para a coleta domiciliar, caso o proprietário queira. “O animal deverá ser devidamente acondicionado em caixas de papelão, sacos plásticos, ou outro material semelhante, e disposto no passeio da residência no dia e horário da coleta domiciliar”, explica. Ele diz que esta opção tem diminuído, já que, nos últimos anos, as pessoas passaram a ter mais cuidado com os animais. “Muitos levam seu pet de estimação para clínicas veterinárias ou para cemitérios de animais, o que é o mais recomendável”, esclarece.

 

A SLU recolhe qualquer tipo de animal de grande e de pequeno porte nas vias. A solicitação de remoção de um animal morto pode ser feita através do telefone 156 ou pelo neste link.

 

21/3/2019 SLU recolhe animais mortos