Pular para o conteúdo principal

Claquete de cinema onde se lê "Limpeza é Cultura"
Arte: Ascom PBH

SLU promove mostra “Limpeza é Cultura”

criado em - atualizado em
Nesta quarta-feira, dia 9, a mostra “Limpeza é Cultura” abre as comemorações do 44º aniversário da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), às 19h30, no Museu da Imagem e do Som (MIS) Cine Santa Tereza, situado à rua Estrela do Sul, 89, bairro Santa Tereza. Haverá debates e discussões sobre o documentário “Lixo Extraordinário”, que relata o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores de materiais recicláveis em um dos maiores aterros controlados do mundo, na periferia de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.
 
Na mesma data e nos dias 10 e 16 de agosto, às 9h e às 14h, serão exibidas as animações “De onde vem o papel?”, “De onde vem o vidro?”, “De onde vem o plástico?”, da produtora PinGuim, e “Um plano para salvar o planeta”, dos Estúdios Mauricio de Sousa, para alunos das escolas parceiras do projeto.
 
O evento é uma ação desenvolvida pelo Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da SLU, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura e a Secretaria Municipal de Educação, complementando a exposição itinerante “A História das Embalagens”, que vem percorrendo, desde o ano passado, os espaços culturais de Belo Horizonte, demostrando, nas nove regionais, a relação entre o consumo consciente e a produção de resíduos.
 
Ao longo do mês de agosto, também serão realizadas atividades para homenagear os funcionários mais antigos da SLU, além de eventos de educação ambiental que pretendem revelar como o órgão trabalha para conscientizar e incentivar os comportamentos corretos.
 
Na mostra “Limpeza é Cultura”, são os alunos que tiveram acesso à exposição “A História das Embalagens” que participarão da exibição de filmes e das discussões. O objetivo é promover reflexões sobre o papel de cada um a respeito da responsabilidade compartilhada quando o assunto é desperdício, bem como pensar na geração, finalidade e no descarte de lixo, tendo em vista as novas demandas e políticas de destinação desses resíduos.
 
 
Cartas contendo a programação do evento