Pular para o conteúdo principal

SLU promove campanhas educativas no Alto Vera Cruz e Taquaril
Divulgação/PBH

SLU promove campanhas educativas no Alto Vera Cruz e Taquaril

criado em - atualizado em

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) vai realizar uma campanha educativa nos bairros Alto Vera Cruz e Taquaril, Região Leste, na semana de 30 de outubro a 4 de novembro. A equipe de Mobilização Social da SLU vai abordar os moradores, nas residências e nos comércios, com informações e dicas sobre como contribuir com a manutenção da limpeza no bairro. Os objetivos são reforçar a importância de se respeitar o calendário da coleta domiciliar de resíduos e informá-los sobre a inauguração de um novo Ponto Limpo na região.

Nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, a campanha vai abranger a parte dos bairros que é atendida com coleta domiciliar diurna (segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 8h). Nos dias 3 e 4 de novembro, será a vez das regiões em que o serviço é feito à noite (terças, quintas e sábados, a partir das 19h). Serão repassadas aos moradores informações sobre os dias e horários da coleta e dicas de como acondicionar bem o lixo, para que os garis possam recolher.

A mensagem principal da abordagem é de que lixo exposto em dias em que a coleta não é realizada, causa prejuízos a todos, gerando mal cheiro, poluição e atração de insetos e roedores.

Os mobilizadores também vão divulgar o Ponto Limpo que será implantado nesta segunda-feira (30), às 9h, na Rua Padre Café, entre as ruas Desembargador Bráulio e Itaipu. O endereço, que era alvo de deposição clandestina de resíduos, vai ser limpo e receberá uma placa, com os dizeres “Ponto Limpo – Proibido jogar lixo e entulho. Lançar resíduos neste local constitui crime ambiental. Sujeitos a multa”.

Os moradores serão convidados a ajudar na conservação do Ponto Limpo, para que ele não se torne novamente um bota-fora. Eles serão informados sobre como descartar corretamente os resíduos que a coleta domiciliar não recolhe, como entulho de construção e demolição, madeira, pneus, podas de árvores e jardins e móveis velhos, entre outros. A orientação é que esses resíduos sejam levados para uma Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV), que recebe gratuitamente esse material. Na cidade são 34 URPVs. A opção mais próxima do Alto Vera Cruz e Taquaril está na Avenida dos Andradas, 5.981, Pompéia.

Trabalho pioneiro no país

A Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte (SLU) é pioneira no país em campanhas de educação e mobilização social na gestão de resíduos sólidos. As ações estão agrupadas em duas frentes de atuação: mobilização social para utilização adequada do serviço de limpeza urbana e educação ambiental para a limpeza urbana.

De acordo com a chefe do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da SLU, Kryscia Palhares Napoli Affonso, os técnicos de Mobilização Social da SLU desempenham um papel importante na limpeza da cidade. “Eles fazem um trabalho de conscientização e educação ambiental, estimulando o cidadão a participar da limpeza urbana com atitudes simples, como não jogar lixo no chão e destinar corretamente os resíduos, entre outros. É importante que o cidadão seja despertado para sua responsabilidade em relação aos resíduos que gera. Essa consciência pode contribuir muito para a qualidade de vida e o bem-estar de uma comunidade”, afirma.