Pular para o conteúdo principal

SLU participa de evento sobre Economia Circular
Foto: Melissa Reis

SLU participa de evento sobre uso racional dos recursos naturais

criado em - atualizado em

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) participa, nesta quinta (6) e sexta-feira (7), da 1ª Feira Mineira de Resíduos, evento que vai reunir especialistas de empresas e entidades para discutir temas importantes para o setor, como o crescimento de novas demandas por uma economia circular. 

A diretora de Planejamento da SLU, integrante do CREA (MG) e presidente da ABES (MG), Flávia Mourão, será uma das palestrantes, no dia 6, às 16h10, com o tema "Projeto de apoio às cooperativas de catadores de materiais recicláveis - Sustentabilidade: um compromisso de todos". Na sexta-feira (7), às 14h40, será a vez da chefe do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da SLU, Ana Paula da Costa Assunção, que falará sobre "Coleta seletiva com inclusão de catadores: um modelo possível. A experiência de Belo Horizonte". 

A Economia Circular alia o desenvolvimento econômico com um uso mais racional de recursos naturais, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis. De acordo com diretora Flávia Mourão, valores que pautam a economia circular sempre estiveram presentes no trabalho da SLU.

“Nosso trabalho é realizado em consonância com os princípios do desenvolvimento sustentável. Sempre incentivamos o consumo responsável, a reciclagem e a reutilização de materiais, questões que estão ganhando mais importância na vida cotidiana dos cidadãos e que dependem de diversas parcerias”, diz.

No evento, a diretora apresentará um projeto do Fórum Estadual de Lixo e Cidadania, do qual participam, entre outros, o CREA, a ABES, a SLU, INCEA, governo do Estado e Ministério Público. O objetivo é construir uma rede para apoiar cooperativas de catadores no Estado de Minas Gerais. 

Ana Paula Assunção irá abordar a parceria da Prefeitura com os catadores de materiais recicláveis. Em Belo Horizonte, o programa de coleta seletiva inclui seis associações e cooperativas. Todo o material recolhido na coleta seletiva é doado pela Prefeitura para essas entidades. A SLU também providencia estruturas (aluguel, construção, reforma de galpões) para a triagem de recicláveis e paga despesas como aluguel.

Desde setembro de 2019, a coleta seletiva porta a porta passou a ser feita por seis associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, credenciadas pela SLU em chamamento público. “Elas foram contratadas pela SLU para prestar o serviço de coleta pública municipal e realizar campanhas educativas junto à população. São remuneradas pela autarquia, que também cedeu seis caminhões compactadores para a atividade. A SLU continua sendo responsável pelo planejamento e fiscalização do serviço”, explica a chefe do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da SLU, Ana Paula da Costa Assunção.

São seis as entidades beneficiadas: Asmare (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável), Associrecicle (Associação dos Recicladores de Belo Horizonte), Coomarp (Cooperativa dos Trabalhadores com materiais Recicláveis da Pampulha Ltda), Coopemar (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Oeste de BH), Coopesol (Cooperativa Solidária de Trabalhadores e Grupos Produtivos da Região Leste) e Coopersoli (Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região). 

 A 1ª Feira Mineira de Resíduos será realizada no Centro de Inovação e Tecnologia CIT SENAI (Rua Sete, 2000 - Horto Florestal, Belo Horizonte). A promoção é do Sindicato das Empresas de Coleta, Limpeza e Industrialização de Resíduos de Minas Gerais (Sindlurb), com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site sindilurb.com.br