Pular para o conteúdo principal

SLU orienta foliões e ambulantes para a limpeza da cidade no Carnaval
Foto: Léo Lara/Divulgação

SLU orienta foliões e ambulantes para a limpeza da cidade no Carnaval

criado em - atualizado em

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) intensifica, durante o período do Carnaval de Belo Horizonte, o trabalho educativo junto aos ambulantes e foliões para que a capital tenha um Carnaval mais limpo, com o descarte correto do lixo durante as centenas de cortejos da folia.

Alguns dos parceiros da SLU durante a festa são os blocos de rua, que divulgam durante os desfiles as dicas de limpeza para as milhares de pessoas que seguem os cortejos. Entre as principais recomendações estão o uso correto dos banheiros químicos, não jogar lixo no chão, usar as lixeiras para o descarte de resíduos e evitar consumir bebidas em garrafas de vidro.

“São recados que são passados de forma descontraída pelos blocos, que ajudam muito, chamando a atenção das pessoas com o cuidado de manter a cidade limpa”, afirma a chefe do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da SLU, Kryscia Palhares.

Este ano, alguns coordenadores do bloco já se anteciparam aos desfiles e gravaram, a pedido da SLU, vídeos com mensagens educativas para a limpeza urbana, que estão sendo divulgados no Instagram da autarquia (@slupbh). Até o momento já participaram da ação os blocos Sagrada Profana, Goianeiros, Passistas Show BH, Mais Feliz que Pinto no Lixo, Bloco Kontra, Tamborins Tantãs, Garota eu vou pro Califórnia, Me beija que eu sou Pagodeiro, É o amô, Havayanas Usadas e Bloco Beiço do Wando.

Outra parte do trabalho da SLU diz respeito à mobilização dos vendedores ambulantes que vão atuar nos desfiles. Neste ano, as orientações sobre limpeza fizeram parte da palestra de boas-vindas durante o cadastramento. As dicas também entraram no Guia do Ambulante, preparado pela Belotur e entregue com a credencial. Entre as dicas estavam a recomendação de levar sacos plásticos para acondicionar o lixo e a utilização das lixeiras instaladas pela SLU nas áreas de concentração e dispersão dos blocos. 

“Queremos evitar o lixo no chão e em bocas de lobo, que causam muitos transtornos para a cidade. Ao abordarmos os foliões e os ambulantes, nossa intenção é que eles se transformem em parceiros da limpeza urbana e nos ajudem a fazer um carnaval mais limpo”, explica Kryscia Palhares.