Pular para o conteúdo principal

SLU mobiliza blocos e ambulantes para a limpeza da cidade no Carnaval
Alexandre Guzanshe/Belotur

SLU mobiliza blocos e ambulantes para contribuir com a limpeza de BH no Carnaval

criado em - atualizado em

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) vai promover um trabalho educativo, mobilizando vendedores ambulantes e foliões para colaborarem com a limpeza urbana nos dias de folia. Na entrega das credenciais do Carnaval deste ano,  que ocorre desta terça-feira (11) a  sábado (15), no Expominas, os ambulantes serão orientados a providenciar sacolas ou sacos de plástico para armazenar os resíduos de forma adequada, permitindo que os garis possam recolhê-los com segurança. Eles também receberão dicas a respeito de como lidar com o público em relação ao descarte desses materiais.

De acordo com a técnica do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da SLU, Sandra Tomie Canno, a ideia é que os ambulantes sejam multiplicadores das mensagens de limpeza urbana, solicitando que os consumidores descartem os resíduos no lugar certo: nas lixeiras instaladas nas áreas de concentração e dispersão dos blocos.

Sensibilização

Outra frente do trabalho educativo da SLU é a parceria com os blocos de Carnaval. Além de conduzir a alegria na avenida, cada um poderá usar o poder de comunicação para reforçar a importância de um ambiente saudável e livre de sujeira.

Alguns desses blocos vão gravar vídeos com mensagens para serem veiculados nas redes sociais e nas da Prefeitura. Durante o cortejo, nos intervalos das músicas, eles darão recados sobre a destinação correta dos resíduos, pedindo aos foliões que não joguem lixo no chão.

Segundo Sandra Tomie, as ações educativas serão feitas ao longo de todo o período de festa. “Colaborar com os garis e com os catadores que trabalham no Carnaval é fundamental para que o serviço seja realizado com sucesso”, destaca.

Dicas para um Carnaval mais limpo

  • Evite levar bebidas em recipientes de vidro. Lembre-se de que latinhas ou copos plásticos retornáveis são mais seguros.

   • Procure os contêineres e os cestos fixos para descartar os resíduos.

   • Não jogue lixo no chão, muito menos nos dispositivos de drenagem como canaletas e bocas de lobo.

   • Colabore com os garis quando eles estiverem varrendo, para que as vias e as calçadas fiquem limpas mais rapidamente.

   • Use os banheiros químicos.