Pular para o conteúdo principal

SLU homenageia garis com mostras fotográficas nos centros culturais

criado em - atualizado em

Com o objetivo de homenagear os garis, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) promove, neste mês de março, duas exposições fotográficas nos centros culturais Salgado Filho e Vila Fátima. Com imagens do fotógrafo e servidor da SLU, Marcelo Santos, as mostras inauguram o projeto “SLU-Artinerante”, que vai percorrer 17 centros culturais durante o ano de 2019 até meados de 2020, apresentando trabalhos artísticos como instrumentos de sensibilização para questões da limpeza urbana.

 

A exposição no Centro Cultural Salgado Filho, intitulada “Garis Trabalhadores da Limpeza”, possibilita aos visitantes a oportunidade de perceber a coleta de resíduos na cidade por diversos ângulos. São 12 fotografias que retratam parte do cotidiano do gari na coleta de resíduos, mostrando corpos ágeis e movimentos rápidos para enfrentar os desafios da coleta dos descartes urbanos. A exposição pode ser visitada até o dia 28 de março, na rua Nova Ponte, 22, bairro Salgado Filho.

 

Já a exposição no Centro Cultural Vila Fátima é composta por 15 fotografias que retratam o gari na coleta de resíduos durante o Carnaval de Belo Horizonte, registrando flagrantes do trabalho para limpar as ruas depois da folia. Ela poderá ser visitada até o dia 27, na rua São Miguel Arcanjo, 215, Fazendinha.

 

De acordo com Elania Matos, do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da SLU, o projeto “SLU-Artinerante” pretende chamar a atenção das pessoas para que elas participem da construção de uma cidade cada vez mais limpa. “A fotografia é uma modalidade que tem poder de sensibilização para ampliar nosso olhar quanto às relações socioambientais”, afirma.