Pular para o conteúdo principal

SLU capacita professores sobre educação ambiental para a limpeza urbana
Foto: Arte Divulgação/PBH

SLU capacita professores sobre educação ambiental para a limpeza urbana

criado em - atualizado em

A SLU iniciou, nesta quarta-feira, dia 6, o curso Educação Ambiental para a Limpeza Urbana, destinado a professores da Rede Municipal de Ensino.

As aulas, que acontecem ao vivo por meio de aplicativo de videoconferência, serão ofertadas até outubro, em cinco módulos. O objetivo do curso é universalizar a educação ambiental para a limpeza urbana nas escolas  municipais, contribuindo para a formação de cidadãos ambientalmente educados. O conteúdo aborda os principais temas dos resíduos, na ótica da limpeza urbana, permitindo a sua discussão com os alunos da Rede Municipal de Ensino.

De acordo com a chefe do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da SLU, Ana Paula Costa Assunção, o curso vai discutir a educação ambiental para a limpeza urbana para aprimorar o conhecimento dos valores, dos comportamentos e do estilo de vida relacionados com a gestão e o gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos e da limpeza urbana. “A geração de resíduos sólidos urbanos é um dos mais graves problemas ambientais na sociedade. Apesar disso, é um tema pouco abordado, com atenção insuficiente aos seus desafios”, explica.

Os professores devem fazer sua inscrição na Secretaria Municipal de Educação, junto ao Programa Ecoescola BH.

São cinco aulas on line, com duração de 90 minutos cada, de abril a outubro, com discussões teóricas e suas possibilidades práticas nas escolas. Haverá ainda um encontro presencial, com uma visita ao aterro sanitário de Macaúbas, em Sabará. Serão disponibilizados materiais didáticos como vídeos, texto base de apoio ao professor, apresentações; material digital para utilização dos alunos, sugestões de atividades pedagógicas, vídeo e cartilha para implantação da coleta seletiva e cartilha de  resíduos orgânicos.

Confira o conteúdo programático e o cronograma do curso:

Conceitos Básicos sobre Resíduos Sólidos

6 de abril

A Limpeza urbana: serviços, atores e desafios

4 de maio

9h30 às 11h e 15h30 às 17h

Visita técnica presencial ao Aterro Sanitário de Macaúbas

30 de maio, 1 ou 3 de junho

8h30 às 11h30

Visita técnica presencial ao Aterro Sanitário de Macaúbas

31 de maio ou 2 de junho

13h30 às 17h

Educação Ambiental para a Limpeza Urbana

3 de agosto

9h30 às 11h e 15h30 às 17h

Resíduos, Consumismo e Degradação Ambiental

14 de setembro

9h30 às 11h e 15h30 às 17h

A Responsabilidade Compartilhada

19 de outubro

9h30 às 11h e 15h30 às 17h