Pular para o conteúdo principal

Sistema Bike BH será desativado na área central no próximo dia 10/4

criado em - atualizado em

A BHTrans informa que, em função do término do contrato, o sistema Bike BH, operado pela empresa Serttel, será desativado na área central, a partir da próxima quarta-feira, dia 10/4, e as 34 estações localizadas na região serão desligadas. A BHTrans solicitou à Serttel que seja feita comunicação a todos os usuários que, por ventura, possuam passes ativos, informando-os sobre procedimento de ressarcimento.


O contrato com a Serttel estava em vigor desde 9/4/2013, com duração de 60 meses, e se encerra no dia 9/4/2019. Em função do término do contrato, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, publicou em janeiro deste ano dois Chamamentos Públicos: o “Credenciamento de empresas para implantação, instalação, manutenção e operação de Sistemas de Compartilhamento de Bicicletas com Estação no Município de Belo Horizonte”; e o “Credenciamento de empresas para implantação, instalação, manutenção e operação de Sistemas de Compartilhamento de Bicicletas sem Estação no Município de Belo Horizonte”.


Com a publicação dos dois chamamentos, a PBH alterou a forma de contratação de empresas para prestação de serviços de compartilhamento de bicicletas, em relação ao Sistema Bike BH, permitindo a operação por parte de mais de uma empresa e de mais de um sistema, a exemplo do que já está ocorrendo em outras cidades no Brasil e no mundo.


A empresa Serttel credenciou-se para prestação de serviços de compartilhamento de bicicletas com estação apenas na orla da Lagoa da Pampulha, propondo a instalação de 14 estações (oito a mais do que as seis atualmente instaladas). A empresa assinou o novo contrato com a BHTrans em 4/4/2019 e tem 90 dias para colocar o novo sistema em operação. No entanto, não houve interesse de outras empresas para operação de sistemas de compartilhamento de bicicletas com estação nas outras áreas da cidade.
 

O Chamamento para “Credenciamento de empresas para sistemas de compartilhamento de bicicletas sem estação” foi publicado em 22/1/2019 e o recebimento dos envelopes de documentos para habilitação e a documentação técnica está previsto para até o dia 21/5/2019. É importante destacar que esse procedimento objetiva criar uma nova alternativa para fomentar o uso de bicicletas, dando à população a possibilidade de utilizar bicicletas sem obrigatoriamente ter que retirá-las ou devolvê-las em uma estação fixa.


Atualmente, outra empresa também atua em Belo Horizonte, disponibilizando um sistema de compartilhamento de bicicletas sem estação na área central da cidade. A BHTrans poderá, a qualquer momento, republicar o Chamamento Público para operar o sistema de compartilhamento de bicicletas com estação no Município de Belo Horizonte, assunto que está sendo avaliado pela empresa.