Pular para o conteúdo principal

Centro Cultural Venda Nova
Foto: Glênio Campregher/PBH

Shows celebram os 10 anos do Centro Cultural Venda Nova

criado em - atualizado em

A Fundação Municipal de Cultura promove neste sábado, dia 12 de agosto, uma programação especial para celebrar o aniversário de 10 anos do Centro Cultural Venda Nova. O evento contará com shows musicais e uma apresentação de dança da Cia Motumbá, além de dinâmicas e brincadeiras para crianças. A programação completa está disponível no site BH faz Cultura. A entrada é gratuita.

 

A festa começa logo pela manhã, às 10h, com a apresentação do espetáculo “Dança: lembrança de um corpo ancestral”, da Cia Motumbá. O grupo se inspira nos laços identitários entre África-Brasil abordando a diversidade das culturas, a ecologia do sagrado, a força da natureza e seus elementos. Na sequência, às 11h, o Trio Elas e o Violão apresenta um show que explora a riqueza da cultura brasileira e referencia clássicos da nossa dramaturgia, como as obras de Guimarães Rosa e Lima Barreto.

 

No período da tarde, às 17h, a banda Revolução sobe ao palco para a gravação de um DVD ao vivo. O show irá apresentar músicas do EP “O Mito da Alegria Tropical”, que traz uma mescla de ritmos, entre eles o funk, o sertanejo, o rock e o pagode, sempre inspirado no contexto atual do país. Participante do projeto ‘Amando o Próximo’, a banda promoverá uma campanha para arrecadação de alimentos e roupas para o projeto durante a apresentação.

 

O Centro Cultural Venda Nova

Construído com recursos do Orçamento Participativo, o Centro Cultural Venda Nova (CCVN) foi inaugurado em 12 de agosto de 2007 e surgiu do processo de luta popular por um espaço de desenvolvimento e incentivo à cultura em Venda Nova. O CCVN procura atender à demanda da região com a promoção de atividades de formação da cidadania e artística, fomento de artistas e grupos, difusão cultural, incentivo à leitura, valorização e fortalecimento do patrimônio cultural, além de viabilizar o intercâmbio entre grupos culturais da capital e de outras localidades.

 

Centro Cultural Venda Nova – 10 anos

Dia 12 de agosto | sábado | a partir das 10h.

Centro Cultural Venda Nova (Rua José Ferreira dos Santos, 184 - Jardim dos Comerciários).

ENTRADA GRATUITA

Informações para o público: (31) 3277-5533.

 

PROGRAMAÇÃO DIA 12 DE AGOSTO | SÁBADO
 

10h - 

Dança: Lembrança de um Corpo Ancestral – com Cia Motumbá

O espetáculo representa a transição entre o passado e o presente, evidenciando toda a ancestralidade e memória advinda da diáspora dos dois continentes. As danças são inspiradas nos laços identitários entre África-Brasil, abordando a diversidade das culturas, a ecologia do sagrado, a força da natureza e seus elementos, além dos movimentos e corporeidade senegalenses e toques bantos.

 

Brinquedos e Brincadeiras – com Paula

De um tempo do celular! Traga a criançada para brincar de pula corda, carrinho de rolimã, balanço e tudo mais que a imaginação alcançar.

 

11h – Show com o Trio Elas e o Violão – Carol Diamante, Marli Lemos e Had.

As músicas abordam elementos da cultura brasileira, fazem referência a clássicos da dramaturgia e possuem forte alusão às obras de escritores como Guimarães Rosa e Lima Barreto, além de contemplarem as maravilhas naturais de nossa terra.

 

13h30 – Festejo dos 10 anos do Centro Cultural Venda Nova

Dinâmicas de grupos, jogos de perguntas e respostas sobre a história de Venda Nova e relatório de prestação de contas. Ao final, o grupo iniciará o planejamento das metas para os próximos 10 anos do CCVN - Rede Local de Cultura

 

17h – Show Banda Revolução – Gravação de DVD ao vivo

A banda mostra suas novas canções no EP “O Mito da Alegria Tropical”. Inspirados pelo contexto do país, eles escreveram o "Hino Brasileiro Sincero", que mescla ritmos e fala algumas verdades sobre o país, brincando um pouco com os versos do hino oficial. A música une funk, sertanejo, rock e pagode com uma letra épica. O show terá tradução em libras simultânea e ao vivo, além da participação do projeto beneficente Amando o Próximo, que leva alimento semanalmente para pessoas em situação de rua no centro da capital mineira. Haverá uma campanha para arrecadação de alimentos e roupas para o projeto.