Pular para o conteúdo principal

Mais de quarenta pessoas sentadas para assistir a filme, à noite.
Foto: Divulgação PBH

Sessão de cinema comentado no Taquaril proporcionou lazer e conscientização

criado em - atualizado em

A sessão de cinema comentado promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte, no Centro de Vivência Agroecológica Taquaril (Cevae Taquaril), região Leste, nesta semana, dentro do projeto Mães do Alto, reuniu mais de 130 moradores locais e também dos bairros Alto Vera Cruz e Granja de Freitas. O evento foi gratuito e aconteceu na noite de quarta-feira, dia 29, como parte de um conjunto de iniciativas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção para reverter a letalidade juvenil daquele território.

 

A curta metragem “Dia de Jerusa” narra o encontro de uma jovem envolvida em uma pesquisa de opinião pública sobre uma marca de sabão em pó e bate à porta de uma senhora que está fazendo os preparativos para sua festa de 77 anos, sendo surpreendida com respostas nada convencionais. Interpretado apenas por atores negros, o filme foi produzido em 2014 e ganhou visibilidade no 28º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, por colocar em pauta a discussão sobre o papel da mulher e a raça negra.

 

 

Cidadania

Alunos da Escola Municipal Doutor Júlio Soares fizeram uma apresentação artística na abertura do evento, que teve como público, sobretudo, mulheres envolvidas na mobilização social de equipamentos públicos da região. Atuaram como comentadoras do curta- metragem Etiene Martins, da Diretoria  de Prevenção da Secretaria Municipal de Segurança, e Kate Lacerda, da Diretoria de Políticas para Mulheres, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania. O debate abordou a temática da mulher como agente de proteção social e tratou ainda da solidão e do autocuidado.

 

A diretora de Prevenção da SMSP, Márcia Alves, explica que o projeto Mães do Alto visa  mobilizar mulheres que estão submetidas a situações de violação de seus direitos, bem como o de seus filhos e netos, oferecendo  um suporte para a criação de condições em que ela seja escutada e se sinta fortalecida como cidadã.