Pular para o conteúdo principal

Treze servidores, com certificados em mãos, posam para foto ao lado de um dos professores.
Divulgação PBH

Servidores participam de curso sobre prevenção de acidentes

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SMPOG), por meio da Adjunta de Gestão de Pessoas (Sugesp), realizou nos dias 19 e 23 de fevereiro, o curso “Prevenção de Acidentes do Trabalho” para os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel).


A qualificação, promovida em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), teve duração de 20 horas, conforme as exigências da NR-5 da Portaria 3214/78, do Ministério do Trabalho. A iniciativa tem por objetivo orientar os participantes da comissão a identificar riscos de acidentes nos ambientes de trabalho e medidas para reduzir ou eliminar tais riscos.


O curso foi ministrado por Fabiano Martins Costa, gerente de Segurança do Trabalho da SMPOG; seus técnicos na área, Tiago Henrique e Vanessa de Oliveira; e pela enfermeira do SAMU-BH, Cristina Ribeiro.


Segundo Fabiano Martins, o treinamento abordou o estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo. “Falamos também da metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho, como das noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa. Também discutimos as legislações trabalhistas e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho e os princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos”, explicou o gerente.


A capacitação ainda tratou sobre noções de primeiros socorros e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e suas medidas de prevenção.  “Mostramos a organização da CIPA e tratamos de outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da comissão”, explicou.