Pular para o conteúdo principal

Servidores da PBH e voluntários realizarão plantio de árvores em Venda Nova
Divulgação/PBH

Servidores da PBH e voluntários realizarão plantio de árvores em Venda Nova

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promove, neste sábado (23), o plantio de 350 mudas para celebrar o Dia da Árvore. A ação coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, que recebeu o nome de “Vamos plantar uma árvore hoje”, contará com a participação de mais de 85 servidores – incluindo também trabalhadores da Subsecretaria de Zeladoria Urbana e Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica –, além de voluntários.

 

A ação tem como objetivo a formação de uma floresta compacta em áreas verdes no entorno da Caixa de Captação da avenida Vilarinho. A área possui 1.420 m² e fica localizada na Avenida Vilarinho, próximo ao número 945, em Venda Nova. O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira, estará disponível para entrevistas à imprensa, a partir de 10h deste sábado, na Avenida Vilarinho, próximo ao número 945, em Venda Nova.

 

A escolha das espécies para cada local considerou as condições de luz, umidade, tipo de solo, espaçamento mínimo necessário entre as mudas e o porte da árvore. Foram plantadas espécies nativas, atrativas à fauna, frutíferas e silvestres, como Pitangueiras, Araçás e Ipês, por exemplo.

 

"A ideia do plantio das árvores surgiu ano passado, como uma extensão do nosso propósito junto com o prefeito Fuad Noman de fazer uma cidade mais feliz e de refletir isso em nossas ações como servidores públicos e cidadãos. É uma contribuição coletiva e voluntária da Secretaria de Obras e seus familiares, que já está em sua segunda edição. Este ano avançamos com propósito renovado, com trabalho, energia e coração e conseguiremos plantar 150 mudas a mais", explicou o subsecretário de Zeladoria Urbana, Leonardo Gomes.
 
“O evento é uma iniciativa bastante importante, pois plantar uma microfloresta é tentar reconverter áreas, muitas vezes, áridas, para outras mais verdes e arborizadas. Aumentar o número de áreas arborizadas significa ampliar também os serviços ambientais da regulação microclimática, criar opções de habitat para os animais, principalmente os pássaros, e ter áreas mais permeáveis para a infiltração das águas das chuvas, proporcionando ambientes muito mais agradáveis para a população. Nós esperamos multiplicar essa experiência por toda a cidade em rotatórias, canteiros centrais e áreas remanescentes das obras públicas, promovendo muito mais bem estar para toda a população de Belo Horizonte", reforçou o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira. 

Todos os profissionais envolvidos atuam em áreas da Prefeitura de Belo Horizonte responsáveis pelo planejamento, execução e manutenção da cidade e também dos cuidados com os espaços verdes na cidade.


É importante ressaltar que realizar o plantio nesta época do ano, considerando o início da temporada chuvosa, permite um rápido e pleno desenvolvimento das mudas.