Pular para o conteúdo principal

Serviço de saúde ampliado garante atendimento a 453 pessoas no final de semana
Foto: Aline Rezende

Serviço de saúde ampliado garante atendimento a 453 pessoas no final de semana

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte mantém a estratégia de ampliação de serviços de saúde aos finais de semana para garantir mais assistência às pessoas com sintomas respiratórios, de dengue, chikungunya e zika. No último final de semana, 453 pessoas foram atendidas pelos cinco Centros de Saúde abertos no sábado e nas teleconsultas ofertadas pelo município.

 

Pelas teleconsultas, no sábado e no domingo foram 72 atendimentos. A Prefeitura ofertou o total de 127 vagas. O serviço está disponível de sábado a terça-feira e, caso seja necessário, será ampliado de forma gradativa para os demais dias da semana.

 

Nos cinco Centros de Saúde abertos no sábado foram realizados 381 atendimentos: 269 adultos e 112 crianças. Do total de adultos atendidos, 36,43% apresentaram sintomas de dengue, 37,17%% doenças respiratórias, 3,72% pessoas com sintomas de chikungunya e 22,68% outras causas, como doenças crônicas. Já entre as crianças, 61,6% dos casos envolveram questões respiratórias, 12,5% suspeitas de dengue e 25,9% apresentaram outras queixas.

 

Desde o início do funcionamento dos centros de saúde aos sábados, 1.857 pessoas foram atendidas.

 

As ações integram o Plano de Contingência da Secretaria Municipal de Saúde, que contempla ações que têm como objetivo ofertar assistência oportuna, segura e de qualidade, de forma a evitar a ocorrência de maior gravidade.