Pular para o conteúdo principal

Fachada do BHResolve
Foto: Adão de Souza/PBH

Serviço de Atendimento ao Migrante mudará de endereço

30/07/2018 | 19:01 | atualizado em 05/11/2018 | 14:42

O Serviço de Atendimento ao Migrante da Prefeitura de Belo Horizonte vai atender em um novo endereço. A partir de 6 de agosto, os cidadãos que vivenciam momento de migração, e que necessitam de atendimento e orientação por parte da Política de Assistência Social, serão atendidos no BH Resolve (rua Santos Dumont, 363, Centro). O horário de funcionamento é de das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Anteriormente, o Serviço era ofertado na Rodoviária da capital.
 

“A mudança de local do Serviço de Atendimento ao Migrante é importante, pois qualifica o atendimento aos cidadãos em trânsito pela cidade. O novo local é acessível a pessoas com deficiência e restrição de mobilidade, prevê distribuição de senhas e conta com uma sala de espera mobiliada para maior conforto de quem aguarda o atendimento”, enumera Simone Pegoreti, gerente de Gestão dos Benefícios, Programas e Projetos Socioassistenciais da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar Cidadania, responsável pelo funcionamento da atividade. 
 

O serviço encaminha pessoas em situação de migração para as unidades de acolhimento institucional, Abrigo São Paulo ou Albergue Tia Branca, em caráter temporário.
 

Além da oferta de vagas nos abrigos, o serviço fornece passagens de ônibus para os cidadãos retornarem às suas cidades de origem. O atendimento é ofertado por uma equipe que acolhe, orienta e encaminha cada cidadão de acordo com a demanda apresentada.
 

A passagem de ônibus é concedida após uma análise da equipe técnica. Ela faz contatos telefônicos e por e-mail com familiares ou outras pessoas do convívio do cidadão migrante, na sua cidade. Também é contatada a equipe da Assistência Social do município de destino, para garantir o atendimento local do cidadão e também de sua família.