Pular para o conteúdo principal

Seminário “MHAB 80 Anos” promove debate sobre educação museal
Ricardo Laf/ PBH

Seminário “MHAB 80 Anos” promove debate sobre educação museal

criado em - atualizado em

O Museu Histórico Abílio Barreto - MHAB comemora os 80 anos em 2023 e dentre as programação comemorativa, entre os dias 22 e 24 de novembro (de quarta até sexta–feira), acontece o Seminário “MHAB 80 Anos”. Este evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais.

O Seminário MHAB 80 Anos vai reunir convidados de diversas regiões do país e a programação é abrangente, composta por mesas-redondas, palestras e debates que buscam refletir sobre questões pertinentes aos Museus atualmente, trazendo à tona temáticas sobre democratização, acesso, política de acervo, educação museal desde a democratização dos Museus até o papel crucial dos acervos na representação da diversidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas on-line.

Um dos destaques da programação é a discussão sobre a nova definição de Museus, adotada pelo Conselho Internacional de Museus - ICOM, 2022: “Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade, que pesquisa, coleciona, conserva, interpreta e expõe patrimônio material e imaterial. Abertos ao público, acessíveis e inclusivos, os museus promovem a diversidade e a sustentabilidade. Atuam e se comunicam de forma ética, profissional e com a participação das comunidades, oferecendo experiências variadas de educação, entretenimento, reflexão e compartilhamento de conhecimento”.

A secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras, destaca a importância das reflexões propostas a partir do Seminário, que integra uma ampla programação de celebração aos 80 anos do Museu. "O Seminário MHAB 80 Anos é uma oportunidade única para refletir sobre a importância dos Museus e acervos. Com palestrantes de diversas instituições brasileiras, o evento vai oferecer uma visão abrangente e inspiradora sobre o futuro dos Museus e sobre a preservação do patrimônio cultural, reforçando o compromisso Institucional no cuidado com a memória”, ressalta.

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, ressalta que o Seminário é uma importante forma de celebrar os 80 anos do espaço, visto que trata-se do primeiro Museu da cidade. “O Seminário propõe uma reflexão crítica sobre a realidade dos Museus brasileiros, ultrapassando nossas fronteiras e proporcionando um momento de troca entre gestores, professores, funcionários e público interessado no debate acerca da preservação museológica e cultural. Podemos assim olhar para nossa própria história com novas referências e impulsionar nossas experiências a novos caminhos”, afirma.

O Seminário MHAB 80 Anos acontece no Auditório do MHAB, localizado no andar térreo do Museu Histórico Abílio Barreto, com capacidade para 95 pessoas. O espaço dispõe de acesso para cadeirantes e toda a programação será transmitida e terá a presença de um intérprete de libras. No hall do auditório será inaugurada, no contexto do Seminário, uma mostra que revisita parte da história do Museu por meio de suas principais publicações e exposições.

A Programação

Na quarta-feira(22), o Seminário terá a palestra “Museus de Cidade e sua Democratização”, ministrada pela museóloga Maria Ignez Mantovani Franco, Fundadora e Diretora da Expomus (São Paulo/SP). O encontro será seguido de debate com os participantes.

Na quinta-feira (23), a programação tem início com a palestra “Memória e Patrimônio: a experiência do Acervo da Laje”, realizada por José Eduardo Ferreira Santos que, juntamente com Vilma Santos, criou o Acervo da Laje (Salvador/BA), um espaço museal localizado no Subúrbio Ferroviário de Salvador, no bairro São João do Cabrito. A coleção possui mais de 300 peças, reunindo obras de arte e objetos de diversas categorias e artefatos naturais, coletados do subúrbio ferroviário. Durante a tarde, acontece a mesa redonda “Política de acervo: a importância da diversidade do acervo enquanto representação da sociedade”, que conta com a presença dos convidados Sandra Teixeira, Cofundadora e Cogestora do Museu das Remoções (Rio de Janeiro/RJ) e Padre Mauro Luiz da Silva, Curador  do Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos – MUQUIFU (Belo Horizonte/MG), com mediação de Ana Paula Portugal, Museóloga do Museu Histórico Abílio Barreto (Belo Horizonte/MG).

O encontro segue com a mesa redonda “Memória e Arquivos de Arquitetura e Urbanismo”, que aborda diferentes temáticas. A primeira é “O Centro de Memória do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS)”, que tem como convidados Fábio Müller (Conselheiro CAU/RS), Josiane Cristina Bernardi (Secretária Geral - CAU/RS) e Márcia Martins (Conselheira CAU/RS). Por fim, encerram a programação de quinta-feira as palestras “A Experiência com o Acervo da Câmara dos Deputados” e “Uma Proposta de uma Política Nacional de Acervos”, que serão ministradas por Danilo Matoso, Representante da Câmara dos Deputados e do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro (Brasília/DF), com mediação da Arquiteta Urbanista Edwiges Leal, Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (Belo Horizonte/MG).

Na sexta-feira (24), o dia de Seminário tem início com a palestra “Nova definição de Museus”, realizada por Adriana Mortara Almeida, Professora da Escola de Ciências da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte/MG), seguida de debate. No período da tarde, a mesa-redonda “Como os Museus Podem Aprender com a Cidade?” conta com a presença  de  Luis Henrique Assis Garcia, Professor da Escola de Ciências da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte/MG) e Jana Janeiro, Curadora Pedagógica convidada de exposições no Inhotim (Brumadinho/MG). A mediação é de Janaína Melo, Diretora de Museus da Fundação Municipal de Cultura (Belo Horizonte/MG).

A programação do Seminário MHAB 80 Anos se encerra com a mesa redonda “MHAB Para o Futuro: os Próximos 80 Anos”, com participação de Letícia Julião, Professora da Escola de Ciências da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte/MG ) e Rosaria Ono, Diretora-Geral do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (São Paulo/SP). O mediador será Gilvan Rodrigues, Coordenador do Museu Histórico Abílio Barreto (Belo Horizonte/MG).

80 anos do MHAB

Situado no Bairro Cidade Jardim, o conjunto arquitetônico do MHAB compreende o Casarão secular construído no século XIX, sede da antiga Fazenda do Leitão, o Edifício-sede, inaugurado em dezembro de 1998, o palco ao ar livre e os jardins concebidos como local de educação e lazer. Na área externa, estão em exposição permanente os acervos de grande porte. O acervo do MHAB é composto por cerca de 78 mil itens, divididos de acordo com os suportes: tridimensional, textual, iconográfico, bibliográfico e fotográfico. Esses objetos foram coletados ao longo dos anos, de acordo com as linhas de recolhimento estabelecidas por orientação dos gestores da instituição e, desde 2003, pela Comissão estabelecida para pensar a ampliação dos objetos colecionados pelo Museu.

O Museu oferece aos visitantes exposições de longa, média e curta duração que retratam diferentes aspectos da história de Belo Horizonte, atividades de educação museal e atividades de difusão cultural, reafirmando seu papel como lugar de disseminação e valorização da produção cultural local. O Museu Histórico Abílio Barreto constitui, preserva, pesquisa e comunica acervos históricos, toma a dinâmica urbana como objeto de investigação e promove o acesso do público aos bens culturais.

Para celebrar os 80 anos do MHAB foi inaugurada, em maio de 2023, a exposição "Belo Horizonte Fora dos Planos”, que tem curadoria dos historiadores Carolina Marotta Capanema e Raphael Rajão Ribeiro. A exposição propõe olhar a história do município a partir de um ponto de vista diferenciado, para além do mito da nova capital como cidade planejada, propondo uma reflexão sobre as formas de vida que foram “apagadas” ao longo da história, a exemplo de resquícios do Arraial do Curral Del Rei ou elementos naturais como riachos e córregos removidos da paisagem ao longo dos anos. Estão em exposição registros de um cotidiano que sobreviveu ao processo de construção da nova capital de Minas Gerais.

Também encontra-se aberta à visitação, no Casarão do MHAB, a exposição “Complexa Cidade”, de curadoria de Letícia Julião, que foi concebida diante do desafio de abordar aspectos da cidade na narrativa expositiva. Ao longo do percurso, dois circuitos de visitação simultâneos e complementares articulam a casa e a rua, como dimensões privada e pública da cidade, em suas complexas relações de oposição e reciprocidade. Por meio de objetos, vestígios arqueológicos, mapas, fotografias, pinturas e representações literárias, a exposição propõe ao visitante uma reflexão acerca do Casarão e das múltiplas maneiras de se ocupar a cidade.

Serviço

Seminário MHAB: 80 Anos | Programação Gratuita


Data: 22 a 24 de novembro

Local: Auditório do Museu Histórico Abílio Barreto – Avenida Prudente de Moraes, 202 – Cidade Jardim

Incrições: https://bit.ly/seminariomhab80anos

Informação ao público: (31) 3277-8572 | mhab.fmc@pbh.gov.br / facebook.com/MuseuHistoricoAbilioBarreto.MHAB

Seminário MHAB: 80 Anos | PROGRAMAÇÃO COMPLETA


Quarta-feira (22)

19h – 19h30 | Receptivo

19h30 – 20h | Abertura

20h – 21h | Palestra: Museus de Cidade e sua democratização – Maria Ignez  Mantovani Franco (Fundadora e Diretora da Expomus, São Paulo/SP)

21h – 21h30 | Debate

Quinta-feira (23)

10h – 11h30
| Palestra: Memória e Patrimônio: a experiência do Acervo da Laje – José Eduardo Ferreira Santos (Acervo da Laje, Salvador/BA)

11h30 – 12h30 | Debate

14h – 16h | Mesa Redonda: Política de acervo: a importância da diversidade do acervo enquanto representação da sociedade. ConvidadoS: Sandra Teixeira (Co-fundadora e Co-gestora do do Museu das Remoções, Comunidade Vila Autódromo, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ) e Padre Mauro Luiz da Silva (Curador do Museus dos Quilombos e Favelas Urbanos – MUQUIFU, Belo Horizonte/MG). Mediação: Ana Paula Portugal (Museóloga do Museu Histórico Abílio Barreto / Fundação Municipal de Cultura – FMC, Belo Horizonte/MG).

16h – 16h30 | Café

16h30 – 18h30 | Mesa Redonda: “Memória e Arquivos de Arquitetura e Urbanismo”

“O Centro de Memória do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul”. Convidados: Fábio Müller (Conselheiro CAU/RS), Josiane Cristina Bernardi (Secretária Geral - CAU/RS) e Márcia Martins (Conselheira CAU/RS).

“A Experiência com o acervo da Câmara dos deputados” e “Uma proposta de uma Política Nacional de Acervos”. Convidado: Danilo Matoso (Representante da Câmara dos Deputados e do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro, Brasília/DF). Mediadora: Arquiteta Urbanista Edwiges Leal (Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais - CAU-MG, Belo Horizonte/MG)

Sexta-feira (24)

10h – 11h30 | Palestra: Novo conceito de museu – Profª. Adriana Mortara Almeida (Professora da Escola de Ciências da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais – ECI/UFMG, Belo Horizonte/MG)

11h30 – 12h30 | Debate

14h – 16h | Mesa Redonda: “Como os museus podem aprender com a cidade?”. Convidados: Prof. Luis Henrique Assis Garcia (Professor da Escola de Ciências da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais - ECI/UFMG, Belo Horizonte/MG) e Jana Janeiro (Curadora pedagógica convidada de exposições no Inhotim, Brumadinho/MG). Mediadora: Janaína Melo (Diretora de Museus da Secretaria Municipal de Cultura / Fundação Municipal de Cultura - FMC, Belo Horizonte/MG).

16h – 16h30 | Café

16h30 – 18h30 | Mesa Redonda: “MHAB para o Futuro: os Próximos 80 Anos”. Convidados: Profª. Letícia Julião – (Professora da Escola de Ciências da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais – ECI/UFMG, Belo Horizonte/MG) e Profª. Rosaria Ono (Diretora-Geral do Museu Paulista da Universidade de São Paulo – USP, São Paulo/SP). Gilvan Rodrigues dos Santos (Gestor do Museu Histórico Abílio Barreto, Fundação Municipal de Cultura - FMC, Belo Horizonte/MG).