Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte/PBH

Seminário discutirá o turismo diante da hiperdigitalização e mudanças climáticas

criado em - atualizado em

Começa na próxima terça-feira, dia 23, o 4º Seminário Cidades e Destinos Turísticos Inteligentes, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, que, neste ano, irá propor a discussão sobre os desafios e as perspectivas do turismo diante da hiperdigitalização e das mudanças climáticas. O evento, que tem o apoio do Sebrae Minas, conta com a participação de profissionais reconhecidos globalmente para três dias de palestras e debates. O público-alvo do seminário são os atores da cadeia produtiva turística e tecnológica. O evento, que terá tradução simultânea, acontece de forma on-line e gratuita. 

Os debates tratarão dos desafios da reinvenção do turismo pós-pandemia, considerando especialmente os avanços da tecnologia e a inovação como ferramentas relevantes para atender as demandas e necessidades de um turismo mais responsável e sustentável. 

“Atenta à agenda global e às tendências que norteiam os rumos do turismo no mundo, a Belotur, como órgão responsável pelas políticas públicas e desenvolvimento das atividades turísticas em Belo Horizonte, propõe mais uma edição deste evento, que busca estimular o debate crítico e o apoio à inovação, reforçando o desenvolvimento sustentável e inteligente do turismo na capital mineira”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur. 

Smart cities 

O conceito de cidades inteligentes (smart cities) se define pelo uso da tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana e tornar os centros urbanos mais eficientes e melhores de se viver. Tais nomenclaturas levam em consideração tanto o nível de tecnologia adotada quanto a abrangência da mesma na cidade. Portanto, o seminário não é focado apenas no turismo, mas também busca interlocução com áreas como a arquitetura, urbanismo, sistemas da informação, administração, engenharias, artes plásticas, economia, direito e patrimônio, por exemplo. 

Programação 

23/11, terça-feira
•    9h - Destinos Turísticos Inteligentes: perspectivas e desafios da implementação do modelo DTI pós-pandemia.
Palestrantes: Carlos Romero Dexeus, do SEGITTUR (Espanha), Jessica López Betancur, Subsecretaria de Turismo da Prefeitura de Medellín (Colômbia) e Bárbara Blaudt Rangel, do Ministério do Turismo (Brasil). 
Mediação: Daniela Fantoni Alvares - Universidade dos Açores  (Brasil/Portugal)
 
24/11, quarta-feira
•    9h - Turismo, Big Data e Inteligência Artificial – os avanços do setor na coleta e segmentação de dados para compreensão das novas práticas dos viajantes
Palestrantes: Antonio López de Avila, da TDDS (Espanha) e Mario Villar, do Turisme Comunitat Valenciana - Invat.tur (Espanha)
Mediação: Leandro Garcia - Prodabel/PBH (Brasil)
•    10h30 - Plataformas de inteligência turística: modelos de ferramentas para o monitoramento e competitividade dos destinos
Palestrantes: Carlos Cendra, da Mabrian (Espanha) e Jonatan Rodriguez, da Posadas Turismo (Argentina)
Mediação: Luana Emmendoerfer, da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Brasil) 
•    15h - Wakalua apresenta Turistech Brasil 2021
Palestrantes: Lisandro Menu-Marque, da  Wakalua (Espanha), Aline Figlioli, consultora Wakalua (Brasil) e Eduardo Lorea, da Wakalua (Brasil/Espanha)
Mediação: Carol Bicalho - Max Milhas (Brasil)
 
25/11, quinta-feira
•    10h - Agenda 2030 e turismo: como incorporar novos parâmetros para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável
Palestrantes: Sylvia Sáurez González, da Green Innovations (Costa Rica), Leonor Picão, do Turismo de Portugal (Portugal) e Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Brasil)
Mediação: Jacqueline Gil - Universidade de Brasília (Brasil)
 
 
Serviço

 
4º Seminário Cidades e Destinos Turísticos Inteligentes - Desafios e perspectivas do turismo diante da hiperdigitalização e das mudanças climáticas

De 23 a 25 de novembro de 2021 (online)
Mais informações em: http://portalbelohorizonte.com.br/destinosinteligentes 
Biografia completa dos palestrantes e ingressos gratuitos em: https://www.sympla.com.br/4-seminario-cidades-e-destinos-turisticos-inteligentes-2021__1395209