Pular para o conteúdo principal

Palestrante mostra imagens em telão com público superior a vinte pessoas.
Foto: Divulgação PBH

Seminário discute promoção de cidadania para catadores

criado em - atualizado em

No dia 13 de dezembro, técnicos e gestores das Secretarias de Limpeza Urbana (SLU) e de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) reuniram-se no seminário “Estratégias para a Consolidação da Coleta Seletiva Solidária e Inclusiva em Belo Horizonte”. No encontro, realizado na avenida Augusto de Lima, nº 30, Centro, os servidores discutiram as particularidades do trabalho dos catadores de materiais recicláveis que atuam na cidade, buscando formas de garantir seu acesso a direitos e cidadania.

 

O encontro inaugurou um espaço permanente de articulação para promover a aproximação das áreas e a integração do trabalho das Secretarias, em busca da inclusão social plena dos catadores. Maíra Colares, Secretária da SMASAC, detalha o caráter dessa primeira reunião: “Esse é um momento para os servidores da Assistência Social entenderem como funciona o trabalho da SLU, para iniciarmos as discussões da inclusão social dos catadores e instaurarmos grupos de referência nas duas Secretarias para continuarmos essa conversa”, afirma.

 

Andrea Froes é Diretora de Operações da SLU, e destacou o caráter intersetorial do trabalho. “O sucesso da política que estamos iniciando hoje passa pela articulação com as pastas da Educação, da Saúde, das Políticas Sociais e do Abastecimento. Com essas parcerias construiremos uma política sólida, com diretrizes claras, nos permitindo intervir de maneira organizada na solução das questões que se apresentam no dia a dia da população”, finaliza Andrea.