Pular para o conteúdo principal

Seminário debate o papel das cidades

criado em - atualizado em

 

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove o seminário “O Papel das Cidades no Desenvolvimento do Audiovisual na América Latina”, no dia 17 de setembro, no MIS Cine Santa Tereza. O encontro, dedicado à reflexão sobre o audiovisual e as cidades, tem como objetivo discutir sobre os novos modelos de desenvolvimento da atividade cinematográfica em ambientes urbanos e o lugar das Film Commissions nesse processo.


O encontro com os representantes de Film Commissions internacionais e o compartilhamento de experiências bem-sucedidas em outras cidades traz para a capital mineira importante contribuição para a reflexão sobre política pública no âmbito municipal para o setor audiovisual, assim como para discutir o papel das autoridades fílmicas nas diversas esferas da administração pública.


O seminário integra um conjunto de ações que a Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte vem desenvolvendo, tendo como intuito a estruturação da BH Film Commission, comissão de filmagem que visa facilitar e apoiar a produção audiovisual na cidade, sobretudo, no que se refere à captação de imagens em espaços públicos, questões logísticas e burocráticas.


“BH vive um momento muito importante para produção audiovisual local, com vários filmes feitos na cidade que têm se destacado na produção nacional e internacional. A criação de uma estrutura e um processo de filmagem mais facilitado na capital é essencial para o incentivo do setor, entendendo que o audiovisual é um vetor de desenvolvimento econômico e cultural fundamental para a cidade”, afirma o secretário municipal adjunto de Cultura de Belo Horizonte, Gabriel Portela.


Estarão presentes compondo a mesa de debates a diretora de Promoção e Locações e encarregada dos Despachos da Direção Geral da Commission de Filmagens da Cidade de México, Diana Angélica Alvarez Segoviano; e a representante da Commission Fílmica Bogotá – Colômbia, Angelica Rocio Clavijo Ortiz. A gestora do Museu da Imagem e do Som (FMC), Siomara Gomes Faria vai mediar as discussões.


O seminário terá sua segunda etapa realizada durante as atividades do Ambiente de Mercado, em Brasília, no dia 19 de setembro, como forma de ampliação dos debates sobre o tema e parceria na realização dos dois eventos.


A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Cultura do Distrito Federal, por meio do evento Ambiente de Mercado, a UNESCO, a Secretaria de Cultura de Belo Horizonte e o projeto Contato Filmes, iniciativa da ONG Contato.


SERVIÇO


Seminário: O Papel das Cidades no Desenvolvimento do Audiovisual na América Latina – Experiências de Bogotá, Cidade do México e Belo Horizonte.

Local:Museu de Imagem e do Som Cine Santa Tereza (R. Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza, Belo Horizonte).

Data: 17 de setembro

Horário: 19h30

Entrada gratuita