Pular para o conteúdo principal

Semana do Meio Ambiente começa nesta quinta (5) com atividades até domingo no Parque Municipal
Divulgação/PBH

Semana do Meio Ambiente começa nesta quinta (5) com atividades até domingo no Parque Municipal

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promove a Semana do Meio Ambiente de 5 a 8 de junho, com inúmeras atividades educativas e culturais, entre exposições, oficinas, jogos, atividades físicas e shows. Toda a programação é gratuita e será realizada no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, em frente ao Teatro Francisco Nunes, no Centro da capital. 

A abertura do evento será feita pelo prefeito Álvaro Damião nesta quinta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, e na ocasião, serão anunciados os principais projetos e programas da Prefeitura de Belo Horizonte para 2025 na área ambiental. 

A Semana do Meio Ambiente é realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), Movimento BH+Feliz, Prodabel, SLU, Secretaria Municipal de Educação, Superintendência de Mobilidade e Guarda Civil Municipal, além de entidades da sociedade civil. 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai apresentar alguns de seus projetos, como a Biofábrica de Joaninhas e Crisopídeos; Poliniza BH, CEA Propam, Ecoteca e BH Itinerante. Por meio de inscrição prévia, a SMMA levará visitantes interessados em conhecer a Biofábrica de Joaninhas e Crisopídeos da PBH, no Parque das Mangabeiras. Um ônibus sairá do Parque Municipal. Também será realizada a oficina de iscas de abelhas sem ferrão. 

A FPMZB realizará as exposições “Não ao Tráfico de Animais Silvestres: o papel do Zoo para minimizar os impactos” e “Biodiversidade dos Parques de BH” – com Oficina sobre a não alimentação de animais silvestres no Zoo e nos parques a partir de intervenções lúdicas. A Fundação vai promover também a Trilha Histórico Ambiental, mostrando o patrimônio ambiental, paisagístico e histórico do Parque Municipal.

A Guarda Municipal também marcará presença na semana ambiental, com a exposição “Sensibilização e proteção do patrimônio ambiental de BH”. O Instituto René Rachou/Fiocruz Minas exibirá uma mostra das coleções biológicas de vetores de doenças (barbeiros, flebotomíneo e moluscos). A Fiocruz aproveita para fazer a divulgação do programa “Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente.

A Secretaria Municipal de Saúde vai desenvolver uma série de ações educativas e orientações voltadas à população. Uma equipe da Zoonoses estará no Parque Municipal com amostras do ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre o mosquito e incentivar os cuidados diários para a prevenção à dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana. O Mobiliza SUS distribuirá materiais informativos e fará apresentações teatrais, reforçando a importância de cuidados diários para evitar possíveis focos do mosquito. A participação será na quinta-feira (5), das 14h às 17h; e na quarta (4) e na sexta-feira (6), das 9h às 12h. 

Já a SLU apresentará a exposição fotográfica “Carnaval de BH é com catador” e a mostra de móveis, brinquedos e outros itens sustentáveis feitos a partir da reciclagem de pneus, na Eco Vida. O Movimento BH+Feliz é o responsável pelas exposições “Kodekama, arranjos de plantas aéreas” e “Plantas que Curam”. 

O Projeto Quatis, o ECOS-UFMG e o Grupo Semeando Saúde Única – UFMG realizarão a oficina Posse Responsável, com atividades interativas sobre posse responsável de animais e sua interação com animais silvestres em ambiente urbano. O Programa AdotaBH, da SMMA, para promoção da adoção de animais, facilitando o encontro entre eles e suas novas famílias, também estará presente.  
Entre as atividades lúdicas e educativas estão a corrida Calma Clima, a Brinquedoteca Itinerante, a Colônia do Brincar e Narte/Clic, da Secretaria Municipal de Educação, que desenvolverá outras ações nas escolas municipais da rede. 

A Cotemig realizará uma ação para recolhimento de lixo eletroeletrônico. O BH+Feliz vai promover a inclusão digital por meio da Carreta da Prodabel, que vai oferecer acesso a serviços digitais, além de divulgar seus cursos de informática e auxiliar os cidadãos a se conectarem à internet (Wi-fi) disponível no parque. 

A Superintendência de Mobilidade irá promover a oficina de educação urbanística e ambiental Fiscalizar e Educar. Outras oficinas a serem ofertadas são Oficina do fogo e o trabalho de prevenção de incêndios florestais, da ONG Brigada 1; Do lixo ao luxo, de artesanato com materiais recicláveis; e Compostagem de alimentação consciente, promovidas pelo coletivo Lixo Zero.  

No Teatro Francisco Nunes serão exibidos curtas-metragens com a temática ambiental, além do documentário Lagoa do Nado: a festa de um parque, que conta a história do Parque Lagoa do Nado. Ainda na parte cultural, a SLU realiza a intervenção artística intitulada “Por onde anda o seu descarte?”. 

A Feira Paraíso Veg realizará um festival e feira veganos, disseminando o veganismo com amor e empatia, com expositores de alimentação, bebida e artesanato, além de programação cultural.

Confira aqui a programação completa