Pular para o conteúdo principal

Homem, de pé, toda violão, acompanhado de mais de trinta pessoas idosas, tocando instrumentos musicais, sentadas, e outras vinte em pé, cantando.
Foto: Netun Lima

Semana de Valorização da Pessoa Idosa reúne quase dois mil participantes

criado em - atualizado em

A Semana de Valorização da Pessoa Idosa, promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania e o Movimento Gentileza, reuniu cerca de 1700 pessoas que participaram das atividades em comemoração ao Dia Mundial da Pessoa Idosa. Desde o dia 1º, uma série de oficinas e apresentações culturais gratuitas foram realizadas em diversos espaços da cidade como o Centro de Referência da Pessoa Idosa, Teatro Francisco Nunes, MIS Cine Santa Tereza e Parque Municipal Roberto Burle Max, o Parque das Águas na Serra do Curral.

 

O subsecretário de Direito e Cidadania, Thiago Alves, destacou a importância da Semana de Valorização da Pessoa Idosa e da visibilidade da temática a fim de promover o fortalecimento das políticas públicas e o desenvolvimento de novos olhares sobre o envelhecimento. “A realização desta semana de eventos reforça o trabalho da Prefeitura de Belo Horizonte em prol de uma cidade amiga da pessoa idosa e implementa ações afirmativas na promoção do protagonismo da pessoa idosa”, acrescenta.

 

O Show de Talentos Regionais abriu a Semana de programações. A abertura oficial, realizada no Teatro Francisco Nunes, reuniu artistas idosos dos grupos de convivências das nove regionais da cidade. O Movimento Gentileza disponibilizou o Espaço Gentileza Digital com equipamentos de informática totalmente adaptados para o público idoso.

 

No dia 3, no Centro de Referência da Pessoa Idosa, a inauguração da nova Academia a Céu Aberto e do Telecentro Gentileza Digital marcou a Semana de Valorização da Pessoa Idosa. Em parceria com o Movimento Gentileza, o Telecentro foi estruturado com computadores adaptados para o público idoso. “No Centro de Referência da Pessoa Idosa são realizadas diversas atividades coletivas de outras políticas setoriais que potencializam a utilização do espaço. A Academia a Céu Aberto e o Telecentro é uma oportunidade para o público idoso usufruir dos serviços com segurança, qualidade e tranquilidade além de proporcionar o acesso às tecnologias”, afirma a diretora de Políticas para a Pessoa Idosa, Renata Martins.

 

O público também prestigiou a exposição de fotografias “Urbano Fotográfico” de Wilson Baptista e se divertiu com a apresentação do Grupo Voz e Violão, o Show A Era do Rádio e o espetáculo “Francisco de Assis do Rio ao Riso”, com Carlos Nunes.