Pular para o conteúdo principal

Vista lateral da Casa do Baile, durante o dia.
Foto: Ricardo Laf/PBH

Semana de Moda de Belo Horizonte faz um passeio pelo tempo

criado em - atualizado em

A Casa do Baile foi o cenário perfeito para o desfile de figurinos inspirados na inauguração do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, nos anos de 1940. Alunos da Escola Municipal Luiz Gonzaga, do Barreiro, acompanharam as explicações sobre o estilo e a importância da Pampulha para a cidade na palestra do curador do Museu de Objetos e Veículos Antigos (Mova), Jeferson Rios, que promoveu a ação dentro da programação da Semana de Moda de Belo Horizonte.

 

Em seguida, os alunos fizeram um passeio pela lagoa na jardineira que era utilizada naquela época. O desfile aconteceu às 9 horas, na Casa do Baile. Nesta terça-feira, dia 30, além do desfile do Museu de Objetos e Veículos Antigos, a programação da Semana de Moda de Belo Horizonte, que se estende até o dia 4 de novembro e é promovida pela PBH, teve também outras atrações. Entre elas, o salão de negócios e desfiles do Minas Trend, cursos, palestras, exposições, encontros, laboratórios, mostra fotográfica, aula aberta e city tour.


 

História e glamour

Conhecer a história de Belo Horizonte e Minas Gerais por meio da moda é um programa divertido e interessante que pode ser feito gratuitamente na capital durante a Semana de Moda de Belo Horizonte. A exposição “História da Moda Mineira - Nove Décadas em 20 Looks” é imperdível.

 

O acervo da exposição conta com peças criadas por 20 dos maiores estilistas de Minas. A mostra é retrospecto de estilo de cada década, a partir dos anos 20 até chegar aos tempos atuais. Promovida pela Fundação Municipal de Cultura (FMC), a exposição está no Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO) e pode ser visitada de terça a sexta, das 9 às 21 horas. Aos sábados e domingos, das 10 às 14 horas.

 

Provando como a moda pode ser atemporal, os estilistas recriaram os 90 anos de história da moda mineira. A exposição no MUMO traz, em cada peça, o DNA de cada estilista e muita história para contar.

A assessora de Projetos do Museu da Moda de Belo Horizonte, Maria Carolina Ladeira, explica que a exposição A História da Moda Mineira – 9 Décadas em 20 Looks é um reconhecimento da importância da moda feita em Minas Gerais, não apenas para a memória local, mas para a memória nacional, além de ser uma justa homenagem a esses 20 estilistas mineiros e todo o seu legado para a moda. “É um privilégio para o Museu da Moda de Belo Horizonte reunir o acervo produzido por esses grandes nomes em uma mostra surpreendente”, ressalta.

 

O passeio pela história de Minas por meio da moda começa com Ronaldo Fraga e Liana Fernandes, na Década de 1920. Em seguida, vale a pena conferir os detalhes que Marília Pitta e Regina Matina (DTA) na Década de 1930. A Década de 1940 ficou a cargo de Soninha Lessa e Tânia e Claudinha Fagundes (Condotti).

 

As estilistas Patrícia Motta e Liliane Queiroz (Coven) trabalharam a beleza da Década de 1950. Já Helen Carvalho, Georgiana e Stefânia Mascarenhas (Bárbara Bela) e Márcia Queiroz (Printing) revisitaram a Década de 1960. Na Década de 1970, Lilian e Soraia Abras (Bella Pelle) e Terezinha Santos (Terezinha Santos) mostram a efervescência da época.

 

Victor Dzenk e Fátima Scofield se encarregaram da Década de 1980. Valéria Lemos (Essenciale) e Renato Loureiro (Renato Loureiro) capricharam na Década de 1990. Já Carolina e Marcela Malloy (Arte Sacra) e Gina Guerra e Patrícia Schettino (GIG) assumiram a Década de 2000. Para os Tempos atuais vale conferir os looks de Fernanda e Edna Thibau (Alphorria) e Carol e Gustavo Rabello (Iorane Rabello).

 

Do dia 1º até o dia 4, a exposição “História da Moda Mineira - Nove Décadas em 20 Looks” vai contar com visitas mediadas.

 

Programação de quarta, dia 31/10

 

A programação da Semana de Moda na quarta-feira, dia 31/10, além da exposição do Mumo tem também o Diálogos da Moda - 3ª Edição - O Sotaque da Moda Mineira – bate-papo sobre moda & cultura, suas interseções e a moda enquanto veículo e expressão cultural, com personalidades da moda e da cultura. Das 19 às 21 horas, na Sala Juvenal Dias - Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1.537, Centro). A realização é do DOM Desenvolvimento Empresarial (31) 3284-3791.

 

Tem ainda o Encontro de Moda CDL/BH – Tendências e Experiências de Moda no Varejo - palestra sobre inovação, tendências de moda e experiências do consumidor para o comércio varejista, ressaltando a relevância do mercado de moda de Minas Gerais. Encontro aberto ao público, empresários do setor, lojistas e comércio varejista. Das 18 às 21 horas, na CDL/BH - (avenida João Pinheiro, 495). Inscrições: (31)3249-1854/ Sympla. A realização é da CDL/BH (31) 3249-1854.

 

A Semana de Moda de Belo Horizonte é uma iniciativa da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e de Cultura, da Belotur e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), que promove a 23ª edição do Minas Trend. A programação é variada e reúne cultura, educação, inovação, sustentabilidade e turismo e pode ser acessada aqui.