Pular para o conteúdo principal

Agentes da Prefeitura mexendo em vasos de planta
Foto: Márcio Martins

Semana de Combate ao mosquito da dengue vai mobilizar Venda Nova

criado em - atualizado em

A Diretoria de Saúde (DRES) vai promover a “Semana D de Combate ao Aedes aegypti”, de 2 a 6 de março, em Venda Nova, com ações públicas com objetivo de conscientizar a população sobre as doenças transmitidas pelo mosquito e a responsabilidade de cada um no combate ao Aedes aegypti.
 
Atualmente a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública do mundo, particularmente em países tropicais onde a temperatura e a umidade favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti. No Brasil, a Zika e a chikungunya, transmitidas pelo mesmo mosquito, são preocupação constante.

Em Belo Horizonte, a ocorrência de casos de dengue e das outras arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti é monitorada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), de forma contínua, através de análises epidemiológicas e mapas de intensidade de casos.

As informações epidemiológicas são atualizadas semanalmente, indicando as regionais e as áreas de abrangência com maior concentração de casos suspeitos e confirmados.
 
A presença do vetor é monitorada em todo o município por meio de armadilhas para colocação de ovos (ovitrampas), instaladas quinzenalmente, durante todo o ano, abrangendo raios de 200 metros.

 

Ações da semana

Como forma de conscientização da população para evitar a presença de criadouros do mosquito, serão instalados estandes com demonstração das fases da vida do Aedes aegypti, com a presença de um Agente de Controle de Zoonoses, em locais de grande circulação como Shopping Norte, Shopping Saveiro e Restaurante Popular de Venda Nova.


Os dois primeiros locais funcionarão de segunda a sexta, de 9h às 17h. O restaurante popular também funcionará todos os dias, de 10h às 12h. E na sexta-feira, considerado o Dia D, as atividades no Restaurante Popular contarão com a presença do grupo Mobiliza SUS, da SMSA.

 
Em todos os centros de saúde de Venda Nova, serão realizadas ações educativas nas salas de espera para os usuários presentes, com panfletagem, apresentações e exposições de salas de situação (cenários de locais propícios à criação do Aedes expostos na sala de espera das unidades para melhor visualização e identificação dos usuários). 


As escolas municipais também foram chamadas a colaborar e realizarão ações de combate ao Aedes durante toda a semana.