Pular para o conteúdo principal

Semana das crianças agita outubro nos equipamentos culturais da Pampulha
Verônica Manevy

Semana das crianças agita outubro nos equipamentos culturais da Pampulha

criado em - atualizado em


Outubro é mês de muita brincadeira nos equipamentos culturais públicos da Pampulha com a “Semana das Crianças”, uma programação muito especial para que os pequenos possam usufruir de uma série de atividades culturais e educativas realizadas nos espaços museais que integram o Conjunto Moderno da Pampulha, que celebra 80 anos em 2023 - Museu de Arte da Pampulha,  Museu Casa Kubitschek e a Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design. A proposta é que toda a família possa interagir em ações que vão desde oficinas criativas, visitas mediadas a exposições e aos jardins do complexo. Nesta edição, ações destinadas à primeira infância também terão lugar nos jardins do MAP. Todas as atividades, que integram o projeto Museus Pampulha, são gratuitas, e a programação completa pode ser acessada no site do projeto.

O Museus Pampulha é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Instituto Lumiar, e busca fortalecer as ações realizadas pelo Museu de Arte da Pampulha, o Museu Casa Kubitschek e a Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, por meio de exposições, atividades formativas e apresentações culturais.

A programação já começa no dia 9 de outubro, às 14h, colocando a criançada para se divertir muito com o projeto “Tardes Líquidas”, oficina de lazer cultural realizada no jardim da Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, com brincadeiras que exploram, de forma lúdica e sensível, as relações entre corpo, arquitetura e a paisagem da Pampulha. Parte dessas brincadeiras envolve a água, como bolhas de sabão, “guerra” de balões d'água e chuveiros nos jardins. A atividade tem vagas limitadas e é voltada para crianças de 7 a 11 anos de idade. É necessário realizar inscrição previamente pelo e-mail cb.fmc@pbh.gov.br.

No dia 10 de outubro, às 14h, acontece a atividade musical “Hoje tem baile!”, oferecida pela equipe do educativo da Casa do Baile e que vai unir música, dança e outras sensibilizações para o público infantil por meio de uma ação inclusiva. As atividades serão realizadas no jardim do espaço e conduzidas pela musicoterapeuta Meiry Geraldo, idealizadora da Galeria Aut, que irá, com a ajuda dos pequenos visitantes, apresentar diversas cantigas de roda. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para cb.fmc@pbh.gov.br.

A véspera do Dia das Crianças será bem animada no Museus Pampulha. No dia 11, às 10h, os visitantes podem participar da Oficina infantil de livro de artista, que faz parte da Semana das Crianças e celebra o Dia Nacional do Livro. Durante a atividade, as crianças terão a oportunidade de explorar sua criatividade e imaginação, mergulhando no mundo da literatura e das artes, criando seus próprios livros de artista, combinando elementos visuais e textuais de maneira única. Será uma celebração ao universo dos livros, incentivando o gosto pela leitura e pela expressão artística desde a infância. Inscrições pelo e-mail map.educativo@pbh.gov.br.

A programação do dia 11 segue no período da tarde, a partir das 14h, na Casa do Baile, com o projeto Filme no Baile - Mostra de cinema infantil. Além de terem a oportunidade de visitar o espaço e conferirem a exposição “Lugar imaginado, lugar vivido: 80 anos da Casa do Baile", as crianças e suas famílias poderão participar de uma mini mostra de filmes infantis que serão exibidos no auditório. Na ocasião, serão apresentados os filmes “5 Fitas”, de Heraldo de Deus e Vilma Martins, “Fábula da vó Ita”, dirigido por Joyce Prado e Thallita Oshiro, “Entre Muros”, com direção de Gleison Mota, “Papagaio Verde”, de Anderson Lima, e “Dela”, de Bernard Attal. Para participar, não é necessário fazer inscrição, mas as vagas estão sujeitas à lotação do espaço.

Ainda no dia 11 de outubro, às 15h, acontece a atividade Brincadeiras no Jardim de Burle Marx, em que o Museu Casa Kubitschek convida o público infantil para uma aventura emocionante de aprendizado e diversão no Jardim de Burle Marx. As crianças terão a oportunidade de se envolver em brincadeiras educativas que exploram a natureza, a cultura e a história, enquanto desfrutam do cenário deslumbrante deste icônico jardim, sendo estimuladas a explorar o mundo ao seu redor, descobrindo os segredos da flora e fauna do jardim, enquanto aprendem sobre curiosidades do Museu. A atividade volta a ser realizada também no dia 13 de outubro, às 15h. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail educativos.ck@pbh.gov.br.

A primeira infância também foi contemplada na programação da Semana das Crianças, com atividades especialmente elaboradas para elas e suas famílias. Uma delas é o Ateliê Aberto - Edição Especial - Primeira infância nos jardins de Burle Marx, em que o Museu de Arte da Pampulha convida o público a participar de oficinas criativas baseadas no acervo museológico e no paisagismo. A proposta dessa atividade é criar um tapete sensorial criado a partir de elementos coletados ao longo de um pequeno percurso sensorial pelos jardins, como galhos, folhas, pedras, dentre outros materiais. Um cenário de possibilidades onde as crianças possam experimentar diversos materiais, estimulando o movimento livre e estreitando o vínculo afetivo para a construção da autonomia da criança. A atividade acontece no dia 14 de outubro, às 9h. É necessário fazer inscrição prévia pelo e-mail map.educativo@pbh.gov.br.

A programação especial da Semana das Crianças segue com o Especial Primeira infância: Contação de histórias nos jardins de Burle Marx, no dia 14, às 10h. A proposta dessa atividade é realizar uma contação de histórias, utilizando os fantoches dos animais que vivem na lagoa da Lagoa da Pampulha. Em celebração ao Dia Nacional do Livro, a ação homenageia a escritora e ex-diretora do Museu de Arte da Pampulha Priscila Freire, por meio da leitura da sua obra "Conto Conversa de Corpo" para o público infantil nos jardins de Burle Marx. A contação de histórias é uma atividade lúdica que contribui para o desenvolvimento infantil por meio da criatividade e dos aspectos cognitivos, promovendo uma ponte entre o aprendizado e o brincar. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para map.educativo@pbh.gov.br.

A criançada vai botar a mão na massa na Oficina de produção de ecobags, que será realizada no Museu Casa Kubitschek no dia 14 de outubro, às 10h. Os participantes são acompanhados pelos educadores do Museu em uma visita mediada na exposição Trama: Processos Educativos na Pampulha, cujo segundo módulo expositivo, Pampulha 80 anos: múltiplos olhares, celebra o Conjunto Moderno da Pampulha. Em seguida, produzem as suas próprias ecobags, que podem ainda ser personalizadas tendo como materiais e inspiração os jardins de Burle Marx. Para participar é necessário fazer inscrição prévia pelo e-mail educativos.ck@pbh.gov.br.

Outras atividades da programação

Além da programação da “Semana das Crianças”, o Museus Pampulha segue oferecendo sua ampla agenda de ações educativas e culturais em outubro. No dia 21, às 10h, o público pode conferir a Oficina de auto-retrato nos jardins de Burle Marx (Visita mediada aos Jardins de Burle Marx).  Nestas visitas, os participantes são convidados a percorrer os jardins de Burle Marx do Museu de Arte da Pampulha e explorar suas características artísticas, históricas e botânicas, além da leitura das obras de arte que se encontram integradas aos projetos paisagísticos. Nesta edição, após o percurso, será oferecida a oficina de autorretrato, desenvolvendo uma reflexão sobre a identidade, promovendo um momento de criação e ludicidade. Inscrições devem ser realizadas pelo e-mail map.educativo@pbh.gov.br.

Também no dia 21 de outubro, às 15h, o clima de nostalgia invade o Museu Casa Kubitschek, que oferece a atividade Acervos Museológicos do MCK em destaque: Oficina de conservação preventiva de disco de vinil. Mais que registros musicais, os famosos LPs, com suas capas coloridas e melodias atemporais, são portadores de memórias e narrativas históricas. Na atividade, que será ministrada pela conservadora e restauradora de Bens Culturais Móveis Elisangela Ribeiro, os participantes irão aprender conhecimentos introdutórios sobre a preservação do acervo audiovisual, como a melhor maneira de higienizar, acondicionar e cuidar dos seus discos, possibilitando a redução da deterioração e garantindo a maior durabilidade dos bens culturais. Esta experiência integra a programação de 10 anos do Museu Casa Kubitschek e é um convite para todos os apaixonados por música, colecionadores e profissionais do campo de preservação ou patrimônio cultural. Necessário fazer inscrição prévia pelo e-mail educativos.ck@pbh.gov.br.

O projeto Percursos Pampulha realiza a Edição Especial: Oficina de desenho ao ar livre no dia 28 de outubro, às 10h. A caminhada mediada pelos educadores do Museu de Arte da Pampulha, que tem como ponto de partida os jardins do espaço e segue até a península onde seria construído o Grande Hotel da Pampulha, tem o objetivo de interpretar a paisagem da Pampulha, explorando aspectos das diversas camadas que compõem o território, como história, arquitetura, paisagismo, arte, natureza e dinâmica urbana. Após a caminhada, os visitantes irão participar de uma oficina de desenho de paisagem ao ar livre, tendo como inspiração a Paisagem Cultural do Conjunto Moderno da Pampulha, que será ministrada pelo artista Márcio Diegues, ex-bolsista do programa Bolsa Pampulha. Inscrições pelo e-mail map.educativo@pbh.gov.br.

O Museu Casa Kubitschek abre suas portas no dia 28, às 10h, para a Oficina de marcador de livros (Visita mediada aos Jardins de Burle Marx - Edição Especial). Nesta visita, os participantes são convidados a percorrer os jardins de Burle Marx e  explorar suas características artísticas, históricas e botânicas, além da leitura das obras de arte que se encontram integradas aos projetos paisagísticos. Para celebrar o Dia Nacional do Livro, após a visita, os participantes serão convidados a criar marcadores de livros criativos por meio de recortes e colagens, inspirados nos cartões de Juracy Guerra, moradora por mais de 50 anos, da casa que abriga o Museu. Para participar, é necessário fazer inscrição pelo e-mail educativos.ck@pbh.gov.br.

A arte de Paulo Werneck no Museu Casa Kubitschek inspira a Oficina de cerâmica artística que a equipe educativa do espaço oferece no dia 28 de outubro, às 15h. A cerâmica desempenhou um papel significativo na obra do artista muralista brasileiro Paulo Werneck, conhecido por suas habilidades na pintura de murais e na criação de painéis decorativos em edifícios públicos e privados no Brasil. Em parceria com a artista Emmanuela Tolentino, que irá promover uma experiência em modelagem de cerâmica, o Museu Casa Kubitschek proporciona essa experiência que integra a comemoração dos seus 10 anos. Basta se inscrever pelo e-mail educativos.ck@pbh.gov.br.

A programação de outubro se encerra no dia 29, com mais uma edição do projeto “Casa Adentro”, que oferece ao público uma visita mediada na qual são apresentados aspectos da arquitetura, história e paisagismo da Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, inseridos no contexto do Conjunto Moderno da Pampulha, que em 2023 celebra seus 80 anos. Ao término da visita, os participantes são convidados a realizar uma atividade, no formato ateliê, com propostas artísticas variadas. Informações e inscrições pelo e-mail cb.fmc@pbh.gov.br.

Mais informações:

www.portalbelohorizonte.com.br/museuspampulha

Museu Casa Kubitschek - ck.fmc@pbh.gov.br

Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design - cb.fmc@pbh.gov.br

Museu de Arte da Pampulha - map.fmc@pbh.gov.br