Pular para o conteúdo principal

Pista de skate no Parque Ismael Fábregas
Foto: Sérgio Domingues

Seletiva para Brasileiro de Skate marca reinauguração de pista de parque em BH

criado em - atualizado em

Neste sábado (12), o Parque Municipal Ismael de Oliveira Fábregas, no bairro Nova Floresta, recebe a etapa mineira seletiva (New Zoo Skate Contest) do Campeonato Brasileiro Skate Park Amador 2022. São cerca de 70 atletas de todo o país, nas categorias mirim (a partir de 4 anos de idade) até vintage (60 anos), entre homens e mulheres.

 

A disputa vai eleger os melhores atletas praticantes de skate bowl e park, que ganharão vaga para o Campeonato Nacional, que será nos dias três e quatro de dezembro, em Criciúma (SC). As apresentações serão ao longo de todo o dia, a partir das 8h, com entrada gratuita. Durante o campeonato, a pista street do parque ficará livre para os praticantes amadores utilizarem.

 

A realização do campeonato em Belo Horizonte é uma iniciativa da Federação Mineira de Skate, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica.

 

Pista Reformada

 

O campeonato marca a reinauguração da pista de skate, que passou – juntamente com o parque - por reformas nos últimos meses para requalificação geral de estruturas.

 

A pista de skate do Parque Ismael de Oliveira Fábregas foi construída e inaugurada em 1982. Embora tenha sido uma iniciativa muito positiva para a época, a pista não foi construída com uma assessoria especializada no esporte e tinha um formato do tipo bank e street, sem um bowl, e por isso precisava de melhorias para acompanhar a evolução do próprio esporte. A reforma veio atender a essa demanda, possibilitando condições melhores para manobras mais ousadas e radicais, com mais velocidade e mais segurança para os praticantes. Como resultado, a nova configuração da pista após a reforma - dentro dos padrões oficiais - traz a possibilidade de sediar mais campeonatos, especialmente nacionais, o que ajuda a promover as trocas entre atletas de todos os cantos do país e desenvolver ainda mais o esporte e os praticantes.

 

A reforma usou as referências – medidas e acabamentos - da Confederação Brasileira de Skate, o que proporciona condições a um skatista iniciante chegar até o nível profissional treinando no local.

 

Além de renovar os obstáculos antigos, foram inseridos novos elementos na pista, sem, contudo, deixar de lado a sua história. A formatação atual, que a coloca, hoje, como uma das melhores pistas públicas do Brasil, permite que todos os tipos de praticantes, do iniciante ao profissional, possam utilizá-la. Durante todo o processo de reforma, os skatistas que utilizavam o espaço foram consultados, de forma a garantir que atendesse às normas técnicas necessárias para a prática profissional e também aos desejos da comunidade que utiliza o parque para a prática do esporte.

 

O Parque Ismael de Oliveira Fábregas segue em fase final de obras e, por isso, durante o campeonato, somente a área da pista de skate estará liberada para acesso público. As obras desta área foram priorizadas a fim de contemplar o período de seletivas para o Campeonato Nacional.

 

Serviço:

Campeonato New Zoo Skate Contest 2022 – etapa seletiva

Local: Parque Ismael de Oliveira Fábregas (Rua Horta Barbosa, 1014, Bairro Nova Floresta)

Horário: a partir das 8h

Entrada gratuita