3 December 2021 -
O projeto Seleções do Futuro tem início na próxima segunda-feira, dia 6, com escolinhas de futebol para 800 crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos. Sob a supervisão da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, as atividades integram o projeto desenvolvido pelo Ministério da Cidadania por meio da Secretaria Especial de Esporte.
Com duração de 12 meses, o Seleções do Futuro tem recursos no valor de R$ 674 mil para o custeio de quatro núcleos descentralizados nos quais serão realizadas as aulas. São eles os campos do Radiante (bairro Lagoa, região de Venda Nova), Santa Maria (bairro Santa Maria, região Centro-Sul), Inconfidência (bairro Concórdia, região Nordeste) e Vale do Jatobá (bairro Vale do Jatobá, região do Barreiro).
O objetivo do projeto é democratizar a prática do futebol de base no município e promover condições favoráveis ao desenvolvimento da modalidade entre crianças e adolescentes de ambos os sexos.
Oriundos prioritariamente de escolas públicas e áreas de vulnerabilidade social, os participantes terão acesso a duas aulas de futebol de campo de 90 minutos por semana, nos períodos da manhã e da tarde, no contraturno escolar. As aulas serão realizadas nas manhãs e tardes de segundas e quartas, e terças e quintas.
Todos os 800 alunos vão receber uniforme completo para as atividades, o que inclui calção, camisa, colete, meião e chuteira. O projeto será executado pelo Instituto Trilhar, contratado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer por meio de processo de licitação.
Além de um coordenador-geral e quatro coordenadores-técnicos, sendo um para cada campo, o Instituto Trilhar tem 16 estagiários de educação física envolvidos na execução do Seleções do Futuro.