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Ônibus
Amira Hissa/ PBH

Segundo relatório do subsídio do transporte coletivo é apresentado

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte apresentou nesta terça-feira (20) o 2º relatório do subsídio do transporte coletivo, após o repasse de três parcelas aos concessionários do sistema municipal, durante reunião do Grupo de Trabalho Mobilidade. Foram apresentados um balanço do cumprimento das condicionantes para o repasse das verbas e do funcionamento do transporte coletivo por ônibus nos últimos dois meses.

 

De acordo com o superintendente da SUMOB, André Dantas, houve um aumento significativo do número de viagens e redução do número médio de passageiros por viagem. “Nós estamos 24 horas por dia identificando e fazendo as alterações necessárias para sanar os problemas. É um trabalho contínuo para melhor atender as necessidades dos usuários”, explicou.

 

Mesmo com o impacto da greve do metrô no transporte coletivo por ônibus da capital nesse período, os resultados apresentados superaram as exigências da Lei 11.367/2022, resultante do acordo firmado entre a Prefeitura, Câmara Municipal e as concessionárias. O número de viagens registradas em dias úteis foi superior a 22 mil e o de viagens noturnas ultrapassou 540.

 

Das 277 linhas que circulam pela cidade em dias úteis, 97% tiveram acréscimo de viagens. Aos domingos esse aumento foi ainda maior, chegando a 98% das linhas. O relatório também apresentou alterações pontuais em linhas como a 62, que teve um aumento no número de viagens no período noturno de mais de 430% em relação a março de 2022. Além disso, foi registrado o restabelecimento da operação das linhas que tinham sido suspensas durante a pandemia.

 

O relatório completo está disponível na página da SUMOB, no Portal da Prefeitura. Acesse aqui.

 

Subsídio do Transporte Coletivo

 

A legislação que autorizou o repasse parcelado de R$ 237,5 milhões às empresas determina, entre outras condicionantes, o congelamento das tarifas até março de 2023, e a realização de, no mínimo, 21.708 viagens em dias úteis, sendo pelo menos 528 no período noturno, de 0h às 3h59. Desde o primeiro repasse, em 11 de julho, a Superintendência de Mobilidade tem monitorado e fiscalizado a operação do transporte coletivo, acompanhado as reclamações e sugestões dos usuários e feito reuniões diárias com as concessionárias para  melhorar o serviço e  o atendimento aos usuários.