Pular para o conteúdo principal

Segunda turma de aprovados em concurso da Guarda Municipal começa formação
Foto: Amira Hissa/ PBH

Segunda turma de aprovados em concurso da Guarda Municipal começa formação

criado em - atualizado em


A segunda turma de aprovados no concurso da Guarda Municipal regido pelo Edital 01/2019 começou nesta segunda-feira (13) o curso de formação. A nova turma é composta por 179 candidatos, sendo 141 homens e 38 mulheres. A aula inaugural do Curso de Formação Técnico- Profissional (CFP) da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) ocorreu no Auditório JK da PBH. 

Coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP) em conjunto com o Comando da Guarda Civil Municipal, o Curso de Formação terá a duração de 90 dias, somando 712 horas/aula. Esta é a última etapa a ser cumprida para a posse dos candidatos aprovados.  A qualificação técnica segue a Matriz Curricular Nacional para Formação de Guardas Municipais da Secretaria Nacional Segurança Pública (SENASP), prevendo ainda uma parte complementar, que ao final resultará em um total de 1.200 horas/aula, demandando aproximadamente 12 meses para conclusão. 

Durante a formação serão trabalhadas disciplinas como Ética; Cidadania; Direitos Humanos; Segurança Pública e Defesa Social; Conhecimento do Espaço Urbano de Belo Horizonte; Conceitos de Violência, Crime e Controle Social; e Desordem Pública. E ainda Funções e Atribuições das Guardas Municipais conforme a Lei Federal 13.022/2014; Uso Legal e Progressivo da Força; Preservação Ambiental; Atuação na Comunidade Escolar e em seu Entorno; Gerenciamento e Ordenamento do Trânsito; Noções de Primeiros Socorros e Defesa Pessoal, entre outros temas.

Expectativas

O concurso ofereceu 500 vagas para o cargo de guarda civil municipal e a composição de novas turmas de aprovados ocorrerá de forma sucessiva, até que todas as vagas sejam preenchidas. A SMSP destaca que todas as informações oficiais relacionadas ao Concurso 001/2019 são publicadas no Diário Oficial do Município (DOM). O acompanhamento por parte dos interessados, portanto, deve ser realizado exclusivamente por meio de consultas ao DOM.

O secretário Municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino, destacou a importância do papel do agente da Guarda Municipal no cotidiano da cidade. E enfatizou também o fato de estar falando para uma plateia composta por homens e mulheres que escolheram, espontaneamente, prestar concurso para ingressar na corporação. “Foi uma escolha feita por vocês e que agora, com o Curso de Formação, se materializa”. 

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Julio Cesar de Freitas, todo o corpo técnico de instrutores envolvido no Curso de Formação irá atuar sob a coordenação do subcomandante da GCMBH, Nedson Moreira, trabalhando de maneira incansável para formar agentes devidamente qualificados, aptos a prestar um trabalho eficiente à população.  “Estamos empenhados em entregar à cidade 500 novos guardas que sejam capazes e determinados a servir bem a todos os cidadãos e a cuidar com carinho de todos os espaços da cidade”, destaca.