Pular para o conteúdo principal

Enfermeira aplicando vacina em paciente
Foto: Adão de Souza

Segunda etapa na Campanha de Vacinação contra a Gripe começa nesta quinta

15/04/2020 | 18:41 | atualizado em 22/04/2020 | 18:58

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe tem início nesta quinta-feira, 16 de abril. Nesta fase, devem receber a vacina os portadores de doenças crônicas, trabalhadores de transporte coletivo, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, funcionários do sistema prisional, população indígena, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, portuários e população privada de liberdade.  A população a ser vacinada nesta etapa está estimada em cerca de 290 mil pessoas, com meta de imunizar 90% deste público.

A vacinação é realizada nos 152 Centros de Saúde de Belo Horizonte. Além disso, a Prefeitura mantém a estratégia de abrir postos extras para que as pessoas possam receber a vacina, e assim evitar aglomeração nos Centros de Saúde. Os locais podem ser verificados neste link. Para a vacinação das pessoas que estão em instituições prisionais será montada uma estrutura volante.

Na primeira fase da campanha, Belo Horizonte conseguiu atingir a meta e imunizou 94% da população acima de 60 anos e 81% dos trabalhadores da saúde. Quem está nesse grupo e ainda não recebeu a vacina, pode procurar uma unidade de saúde ou postos extras até 22 de maio para se imunizar.

Também já foram vacinados cerca de 15 mil acamados e residentes em casas de repouso. O cadastro pode ser feito até 9 de maio, nesta página ou diretamente no Centro de Saúde de referência do paciente. A vacinação domiciliar é exclusiva para pessoas que são impossibilitadas de se locomover e precisam receber a vacina no próprio domicílio.

A terceira fase da vacinação tem início em 9 de maio e irá imunizar professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, adultos de 55 a 59 anos de idade, pessoas com deficiência e povos indígenas.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe segue até 22 de maio. O Governo Federal antecipou a campanha deste ano e as doses estão sendo entregues de forma escalonada. A vacina não tem eficácia contra o Coronavírus, mas protege contra três tipos de vírus da gripe.

 


Últimas Notícias

Imagens da entrada dos túneis do Complexo da Lagoinha Prefeitura inicia manutenção rotineira nos túneis do Complexo da Lagoinha

De acordo com a BHTrans, neste primeiro momento a interdição do tráfego acontecerá somente na pista busway, sentido centro-bairro.

06/07/2020 | 16:49
Informativo sobre o Coronavírus em Belo Horizonte Prefeitura define diretrizes para contratação de leitos em hospitais privados

O processo de adesão será por meio de chamada pública para seleção simplificada, destinada a hospitais que preencham os critérios definidos.

02/07/2020 | 19:12