Pular para o conteúdo principal

Enfermeira aplicando vacina em paciente
Foto: Adão de Souza

Segunda etapa na Campanha de Vacinação contra a Gripe começa nesta quinta

criado em - atualizado em

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe tem início nesta quinta-feira, 16 de abril. Nesta fase, devem receber a vacina os portadores de doenças crônicas, trabalhadores de transporte coletivo, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, funcionários do sistema prisional, população indígena, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, portuários e população privada de liberdade.  A população a ser vacinada nesta etapa está estimada em cerca de 290 mil pessoas, com meta de imunizar 90% deste público.

A vacinação é realizada nos 152 Centros de Saúde de Belo Horizonte. Além disso, a Prefeitura mantém a estratégia de abrir postos extras para que as pessoas possam receber a vacina, e assim evitar aglomeração nos Centros de Saúde. Os locais podem ser verificados neste link. Para a vacinação das pessoas que estão em instituições prisionais será montada uma estrutura volante.

Na primeira fase da campanha, Belo Horizonte conseguiu atingir a meta e imunizou 94% da população acima de 60 anos e 81% dos trabalhadores da saúde. Quem está nesse grupo e ainda não recebeu a vacina, pode procurar uma unidade de saúde ou postos extras até 22 de maio para se imunizar.

Também já foram vacinados cerca de 15 mil acamados e residentes em casas de repouso. O cadastro pode ser feito até 9 de maio, nesta página ou diretamente no Centro de Saúde de referência do paciente. A vacinação domiciliar é exclusiva para pessoas que são impossibilitadas de se locomover e precisam receber a vacina no próprio domicílio.

A terceira fase da vacinação tem início em 9 de maio e irá imunizar professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, adultos de 55 a 59 anos de idade, pessoas com deficiência e povos indígenas.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe segue até 22 de maio. O Governo Federal antecipou a campanha deste ano e as doses estão sendo entregues de forma escalonada. A vacina não tem eficácia contra o Coronavírus, mas protege contra três tipos de vírus da gripe.